Lula venceria em todos os cenários no Ceará, diz pesquisa

Um levantamento feito pela Paraná Pesquisas no Ceará mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na disputa pelo Planalto em 2026 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-governador do Estado Ciro Gomes (PDT).

Lula aparece com 37,5%, enquanto Bolsonaro somou 26,3% junto ao eleitorado cearense. Já Ciro aparece em 2º lugar em todos os cenários, exceto na disputa com o ex-presidente.

A Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2.000 eleitores de 80 municípios do Ceará de 14 a 18 de maio. A margem de erro é de aproximadamente 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%. Eis a íntegra (PDF – 515 kB).

No cenário com o pedetista, Lula tem 38%, enquanto o adversário soma 25,3% das intenções de votos no Estado. Na mesma simulação, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece em 3º lugar, com 20,8%.

No cenário sem Michelle e sem Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também fica em 3º lugar (14,4%), atrás de Lula (37,9%) e de Ciro (14,4%).

Mesmo na simulação sem o presidente Lula, os seus principais adversários seriam derrotados pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O ex-governador aparece com 41,1% dos votos, enquanto Ciro tem 25,9% das intenções.

Também foram testados cenários com os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do Pará, Helder Barbalho (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Eis o cenário com Jair Bolsonaro:

Eis o cenário com Michelle Bolsonaro:

Eis o cenário com Tarcísio de Freitas:

Eis o cenário sem Lula:

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação deste Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.