Consignado privado consulta o CPF no SPC ou Serasa? Entenda

O novo Consignado privado, lançado pelo governo em 2025, implementou avanços significativos no acesso ao crédito para trabalhadores do setor privado. 

Com regras mais flexíveis e sem a necessidade de convênios entre empresas e bancos, o novo formato garante mais autonomia para o trabalhador, inclusive para aqueles com restrições no CPF.

Porém, muitos trabalhadores têm dúvidas se para contratar Consignado privado os bancos consultam o CPF no SPC ou Serasa. Esse é um questionamento comum entre o público negativado que precisa de crédito com urgência. 

Confira como funciona essa análise, quem pode contratar o empréstimo, quais são as vantagens e as principais mudanças dessa modalidade.

O que é o Consignado privado?

O Empréstimo consignado CLT é uma modalidade de crédito destinada a trabalhadores com carteira assinada.

Disponível desde o dia 21 de março, o novo formato de crédito é uma iniciativa do governo federal para permitir que todos os trabalhadores CLT que atendam os requisitos tenham acesso desburocratizado ao crédito Consignado.

Essa nova oportunidade de empréstimo permite o crédito sem a necessidade de convênio entre empresa e o banco, como funcionava antigamente.

Confira abaixo as diferenças entre o novo e o antigo Consignado privado:

Comparação Consignado Privado antigo x Novo Consignado privado
Característica Consignado privado antigo Novo Consignado privado
Disponibilidade Apenas empresas conveniadas Todas as empresas privadas
Autorização da empresa Necessária adesão ao convênio Não é necessário
Acesso dos trabalhadores Limitado apenas para os empregados em empresa conveniada Todos os CLTs podem contratar
Forma de contratação Através da empresa empregadora Através da CTPS Digital ou canais eletrônicos das instituições financeiras
Margem consignável Até 40% da renda líquida Até 35% da renda líquida
Taxas de juros Definidas por cada banco Definidas por cada banco
Portabilidade de dívidas Sim Prevista para maio de 2025
Uso do FGTS como garantia Não Prevista para junho de 2025

Dessa forma, os trabalhadores podem comparar diferentes ofertas e escolher a melhor opção, sem precisar da intermediação da empresa onde trabalham.

As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco de inadimplência e permite que as instituições financeiras ofereçam taxas de juros mais atrativas.

Outra vantagem do novo Consignado privado é o prazo de pagamento em até 96*

*Consulte as condições com a instituição financeira

Como funciona o Consignado privado?

Atualmente, a contratação do Consignado privado pode ser feita de duas formas: pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou diretamente pelo canal oficial da instituição financeira. 

1. Pelo aplicativo da CTPS Digital: as instituições financeiras disputam os clientes através de um sistema de leilão Consignado privado. 

Com isso, o trabalhador solicita propostas de crédito e pode escolher a instituição financeira que oferece as melhores taxas, tornando os juros mais competitivos.

Você pode simular agora seu Empréstimo consignado privado com o nosso simulador da contratação na CPTS Digital!

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

2. Diretamente pelo aplicativo da Instituição Financeira escolhida: além da CTPS Digital, também é possível realizar a contratação diretamente nos canais digitais dos bancos que oferecem essa linha de crédito.

Essa é mais uma opção para ter acesso ao Consignado privado, 100% online, e direto com a instituição financeira que atenda melhor às suas necessidades.

Entenda mais: Novas regras no consignado privado: o que muda para 2025?

Quem pode solicitar o Consignado privado?

O Consignado privado está disponível para trabalhadores com carteira assinada ativa, desde que esteja com os dados atualizados no sistema eSocial e possua a CTPS Digital.

Confira quem pode solicitar:

  • Funcionários de empresas privadas com regime CLT
  • Empregados domésticos
  • Empregados rurais
  • Trabalhadores assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs)

Além disso, é necessário ter margem consignável disponível, que corresponde a até 35% da renda mensal líquida para pagamento das parcelas do Consignado privado.

Também é preciso ter um contrato de trabalho ativo, e ter recebido remuneração no mês de contratação.

Consignado privado consulta o CPF? Preciso ter o nome limpo?

Não é necessário ter o nome limpo para solicitar o novo Consignado privado. Uma dúvida comum entre os interessados no crédito é se há consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, durante a análise do empréstimo. 

Embora algumas instituições realizem essa consulta, o Consignado privado é considerado uma modalidade de menor risco para os bancos, devido ao desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento. 

Saiba também: Consignado privado sem FGTS: é possível contratar?

Por isso, mesmo pessoas com restrições no CPF podem ser elegíveis para esse tipo de crédito. No entanto, é importante verificar as políticas da instituição financeira escolhida, pois os critérios podem variar. 

Contrate seu Consignado privado com a meutudo

Se você é trabalhador de carteira assinada, o Consignado CLT já está disponível para contratação aqui na meutudo, em parceria com a Parati Financeira, diretamente no nosso aplicativo ou através do leilão na CTPS Digital. 

Desde 2018, a meutudo já ajudou 13 milhões clientes a retomarem o controle das finanças em todo o país, e agora está entre os destaques do novo Consignado CLT, atuando com a nova linha de crédito desde o seu lançamento.

O processo aqui na meutudo é 100% digital, com atendimento humanizado, e você pode utilizar nosso simulador do Consignado privado abaixo e ter uma estimativa de quanto pode contratar com a gente: 

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Gostou das nossas condições? Então finalize sua contratação em poucos cliques em nosso aplicativo e, após aprovado, depositamos o valor rapidamente na sua conta. Confira o passo a passo para contratar o Consignado privado com a gente:

Quais são as vantagens do consignado privado?

Entre os principais benefícios do Consignado privado, destacam-se as taxas de juros muito mais baixas se comparadas ao empréstimo pessoal, tornando o crédito mais acessível para trabalhadores CLT. 

Como o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento, os bancos têm mais segurança na operação, o que permite condições especiais para quem precisa de dinheiro com mais tranquilidade.

Outra grande vantagem é o prazo de pagamento estendido, permitindo que o trabalhador organize suas finanças sem comprometer sua renda mensal. O governo estipulou um prazo máximo de 96 parcelas*, garantindo maior flexibilidade no pagamento.

*Consulte condições com a instituição financeira

E tem mais: até mesmo trabalhadores negativados* podem solicitar o Consignado privado, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. 

Isso significa que, mesmo com restrições no nome, é possível acessar um crédito mais justo e com juros reduzidos.

* Sujeito a análise

Quais as principais diferenças entre o novo Consignado privado e o antigo?

O novo Consignado privado trouxe mudanças significativas em relação ao modelo atual, ampliando o acesso e reduzindo burocracias. Confira abaixo as principais diferenças:

Comparação Consignado Privado antigo x Novo Consignado privado
Característica Consignado privado antigo Novo Consignado privado
Disponibilidade Apenas empresas conveniadas Todas as empresas privadas
Autorização da empresa Necessária adesão ao convênio Não é necessário
Acesso dos trabalhadores Limitado apenas para os empregados em empresa conveniada Todos os CLTs podem contratar
Forma de contratação Através da empresa empregadora Através da CTPS Digital ou canais eletrônicos das instituições financeiras
Margem consignável Até 40% da renda líquida Até 35% da renda líquida
Taxas de juros Definidas por cada banco Definidas por cada banco
Portabilidade de dívidas Sim Prevista para maio de 2025
Uso do FGTS como garantia Não Prevista para junho de 2025

A proposta do Consignado privado é uma excelente opção de crédito para trabalhadores celetistas, pois oferece juros reduzidos, prazos mais longos e parcelas descontadas diretamente do salário. 

Saiba também: Consignado privado ou Empréstimo saque-aniversário FGTS

Com a chegada do novo Consignado privado, o processo de contratação está mais acessível, eliminando a necessidade de convênios entre empresas e bancos.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre o consignado privado e outros assuntos,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Confira: O Consignado privado vale a pena para empresa? Tem vantagens?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.