Batom vermelho nas comissárias de bordo: função vai além da estética

Batom vermelho nas comissárias de bordo

Muitos associam o batom vermelho nas comissárias de bordo à elegância e ao profissionalismo – Foto: Imagem gerada por IA/ND

Ao pensar em uma comissária de bordo, a primeira imagem que vem à sua cabeça é o uniforme impecável, o cabelo preso em um coque e seus icônicos lábios vermelhos. Mas você sabe qual é o motivo por trás disso?

Embora o batom vermelho seja, de fato, um ícone da maquiagem, seu uso na aviação tem uma origem histórica e possui um propósito importante.

Qual a origem do batom vermelho nas comissárias de bordo

 

De acordo com o site Reader’s Digest, uma das explicações para o uso do batom vermelho nas comissárias de bordo vem da ex-comissária Heather Poole.

Segundo o RD, Poole conta que, no passado, a cor vibrante podia ajudar os passageiros a lerem os lábios das comissárias em emergências, quando o barulho dificultava a comunicação.

Comissária de bordo fazendo anotações

O uso do batom vermelho nas comissárias de bordo pode ter origens práticas – Foto: Freepik/ND

Embora não tenha certeza se isso fazia parte oficial do treinamento, sabe-se que, antigamente, o batom era levado muito a sério na aviação.

O uso do batom vermelho atualmente

Segundo o Reader’s Digest, hoje o uso do batom vermelho entre comissárias de bordo é mais uma escolha pessoal ou parte do “visual típico” da profissão.

Comissária de bordo ensinando a usar um cinto

Mesmo com a flexibilização dos uniformes, o batom vermelho nas comissárias de bordo segue presente em diversas companhias aéreas – Foto: Freepik/ND

“Em algumas companhias aéreas, como a Emirates, o batom vermelho faz parte do visual do uniforme. A Emirates tem um estilo de maquiagem específico que as comissárias de bordo precisam seguir — elas até oferecem treinamento de maquiagem para suas meninas”, diz uma comissária de bordo à RD.

No passado, porém, essa tradição começou na chamada “era de ouro” da aviação, entre as décadas de 1950 e 1960, quando as regras de aparência eram muito rígidas. Companhias chegavam a exigir um tom específico de batom.

O RD também explica que, além da tradição, o batom vermelho passa uma imagem de autoridade e confiança, qualidades importantes para as comissárias de bordo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.