36% não contratam Consignado CLT por receio dos juros comprometer o salário

O novo Consignado Privado para trabalhadores CLT chegou para ampliar o acesso ao crédito com menos burocracia e taxas mais competitivas. Mas, apesar das vantagens, muitos brasileiros ainda resistem a contratar.

Pesquisa realizada pela meutudo em fevereiro de 2025, revelou que 36% dos entrevistados elegíveis não contratam por medo de comprometer o salário ou das taxas de juros.

Essa resistência mostra o quanto o desconhecimento e a insegurança ainda afastam trabalhadores de um recurso que poderia ser útil, e mais acessível do que imaginam.

Neste conteúdo, você vai entender os principais motivos que impedem a contratação, como funciona o Empréstimo consignado CLT, sua taxa de juros e outros detalhes sobre esse crédito. Confira!

Quais são os principais impedimentos para a contratação do Consignado CLT?

De acordo com a pesquisa da plataforma meutudo, os principais fatores que dificultam a contratação do Empréstimo consignado CLT foram mapeados em quatro categorias.

Entre os entrevistados que não contrataram:

  • 44% afirmaram que não podem contratar por não serem trabalhadores CLT, ou seja, se encaixam em outras categorias de trabalho
  • 20% declararam que não se sentem seguros com a contratação e que precisam de mais informações sobre o produto
  • Outros 36% se dividem entre o receio de comprometer o salário com o pagamento das parcelas (18%) e o medo de pagar juros altos (18%).

Confira o gráfico com os dados coletados na pesquisa abaixo:

44% dos entrevistados não são CLT; entre os demais, insegurança, salário e juros são as maiores barreiras para contratar consignado privado.

Esses dados revelam uma barreira importante: a desconfiança e a falta de conhecimento sobre o funcionamento real do Consignado CLT, mesmo após a sua reformulação.

Além disso, também revelam cuidado com o orçamento mensal, evitando comprometê-lo com crédito, mesmo que seja uma modalidade considerada mais vantajosa.

Vale lembrar que o Crédito do Trabalhador passou por mudanças em 2025 e agora permite que qualquer trabalhador com carteira assinada possa contratar o empréstimo, sem necessidade de convênio entre empresa e banco, algo que antes era um grande limitador.

Como funcionam as taxas de juros do Consignado CLT?

O Consignado Privado CLT é uma modalidade de crédito voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, que tenham vínculo empregatício ativo e margem consignável livre.

Um dos principais diferenciais dessa modalidade está justamente na forma de pagamento: as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador.

Esse mecanismo reduz significativamente o risco de inadimplência para os bancos, o que permite que as taxas de juros do Consignado CLT sejam inferiores, especialmente quando comparadas a outros tipos de crédito.

Confira as principais características do novo Consignado privado:

  • Margem consignável de até 35% da renda líquida
  • Contratação 100% digital, por meio da Carteira de Trabalho Digital ou aplicativos bancários
  • Parcelamento de até 96 meses, conforme as condições de cada banco
  • Apenas um contrato por vínculo empregatício ativo, evitando o acúmulo de dívidas.

Apesar da taxa de juros variar entre instituições, o trabalhador tem agora a liberdade de comparar propostas e escolher aquela com as melhores condições, o que não era possível no modelo anterior.

Por isso, o medo das taxas pode estar mais relacionado à falta de informação do que à realidade atual do produto.

Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Entre no canal da meutudo no WhatsApp e fique sempre atualizado sobre as novidades!

Como contratar Consignado privado com taxas justas no seu salário?

Se você quer aproveitar os benefícios do Crédito do Trabalhador CLT com segurança e praticidade, a plataforma de crédito meutudo é a opção ideal.

Por meio do aplicativo meutudo, é possível contratar o Consignado Privado com mais autonomia, clareza e taxas justas.

Confira por que mais de 13 milhões de brasileiros já escolheram a meutudo para contratar crédito:

  • Plataforma 100% digital, sem necessidade de intermediários
  • Processo simples, intuitivo e sem burocracia
  • Atendimento humano e personalizado, via chat no aplicativo
  • Simulações claras e transparentes, com todas as condições antes da contratação
  • Dinheiro rápido na conta, após a aprovação
  • Análise de crédito flexível, inclusive para quem está negativado
  • Acompanhamento do contrato em tempo real.

Faça uma simulação gratuita e sem compromisso para conferir quanto pode receber com o nosso simulador do Consignado privado disponibilizado abaixo:

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Confira o passo a passo para contratar pelo aplicativo meutudo e entenda como é simples:

Se gostou do que a gente oferece, não perca mais tempo! Você pode baixar o aplicativo meutudo ou pode fazer a comparação de taxas pela CTPS Digital e comprovar que a meutudo é a melhor escolha para você!

Vale lembrar que, na CTPS Digital, as propostas aqui da meutudo aparecem sob o nome da Parati Financeira, que é nossa parceira na oferta desta modalidade.

O receio de comprometer o salário ou enfrentar juros altos é compreensível, mas, muitas vezes, é resultado da falta de informação sobre como o crédito realmente funciona.

Saiba mais: Consignado privado vale a pena? Vantagens e desvantagens

Com as reformas implementadas em 2025, essa modalidade se tornou mais acessível, transparente e segura para o trabalhador com carteira assinada.

Se você está entre os 36% que têm dúvidas ou medo de contratar, vale a pena entender melhor as condições atuais e considerar plataformas confiáveis como a meutudo, que oferecem uma contratação simples, justa e descomplicada!

Se este conteúdo foi útil, não deixe de se cadastrar gratuitamente aqui para receber mais artigos informativos semanalmente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.