MP apura denúncias sobre mutirão de cirurgias em Campina Grande e Secretaria de Saúde tem 10 dias para prestar esclarecimentos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está apurando as denúncias que estão circulando sobre erros cometidos durante um mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado no Hospital de Clínicas de Campina Grande.

De acordo com a promotora de Justiça, Adriana Amorim, foi instaurada a Notícia de Fato 003.2025.005943, na manhã desta terça-feira, a partir de notícias publicadas por veículos de comunicação relatando que pacientes tiveram complicações graves, como infecções e perda de visão, após intervenções.

  • Mutirão de catarata do Opera Paraíba no Hospital de Clínicas tira 400 pessoas da fila de espera
  • Hospital de Clínicas ultrapassa a marca de mil cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba

A promotora de Justiça, Adriana Amorim, determinou como diligência inicial a expedição de ofício à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), solicitando, no prazo de 10 dias que apresente informações detalhadas sobre o mutirão.

Entre as informações solicitadas estão:

  • o número total de pacientes atendidos
  • os tipos de procedimentos realizados e os critérios de seleção dos pacientes
  • a relação dos profissionais envolvidos nos procedimentos, com a respectiva qualificação
  • a cópia do contrato firmado com a Fundação Rubens Dutra Segundo, com destaque para as cláusulas relativas às responsabilidades técnica e administrativa
  • informações sobre o processo administrativo instaurado para apuração dos fatos noticiados, com envio de cópia integral
  • medidas de fiscalização adotadas pela SES-PB quanto à execução do contrato

No decorrer da apuração do fato, a Promotoria de Justiça poderá tomar outras medidas que se mostrarem necessárias na defesa da saúde desses pacientes.

Mutirão de cirurgias oftalmológicas em Campina Grande

O mutirão de procedimentos oftalmológicos ocorreu semana passada no Hospital de Clínicas de Campina Grande, localizado no bairro da Prata. Participaram do mutirão 64 pessoas.

Os procedimentos foram feitos na quinta-feira (15). Poucos dias depois, na segunda-feira (19), os relatos de pacientes com complicações foram veiculados.

Pelo menos nove pacientes apresentaram desconforto persistente e baixa visão, e mais de 20 pessoas, segundo a empresa responsável, relataram sintomas após os procedimentos.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.