Metade dos planos de streaming incluem anúncios nos EUA

Uma pesquisa realizada pela Antenna, empresa de análise de mercado, mostra que 46% das assinaturas de streaming nos Estados Unidos são de planos com anúncios. O estudo avaliou clientes da Netflix, Paramount Plus, HBO Max, Hulu, Disney+, Peacock e Discovery+(encerrado no Brasil). 65% dos clientes desses planos não assinavam streaming antes da estreia dessas opções de assinatura.

Para os serviços de streaming, esses dados mostram que os planos com anúncios atendem à função de trazer novos clientes para suas plataformas. O formato também é uma fonte dupla de receitas: os streamings ganham com os anúncios e com as assinaturas. Os usuários que vieram de planos mais caros representam 11% dos clientes.

Quem foi o primeiro streaming com plano com anúncios?

O primeiro grande streaming a contar com plano com anúncios foi a HBO Max, que estreou esse tipo de assinatura em 2021. Porém, quem deixou esse plano famoso e basicamente virou o “pioneiro” disso foi a Netflix.

Faz sentido que ela seja considerada a “culpada” em lançar esse tipo de assinatura: a empresa é pioneira no streaming, sendo praticamente sinônimo do serviço. Por anos, ela foi a única no meio, sendo quase um monopólio. A pesquisa da Antenna destaca que até dois anos atrás, metade dos grandes streamings pesquisados não contavam com plano com anúncios.

A Netflix foi muito criticada quando lançou esse formato de assinatura — muitos até disseram que seria o fim da empresa. No entanto, três anos depois da estreia do serviço, a Netflix segue forte, assim como os outros streamings que contam com plano com anúncios.

A maioria seguiu a Netflix após observar os resultados financeiros da empresa, que viu o plano com anúncios colher lucros logo no primeiro semestre. Na semana passada, a Netflix revelou que o plano com anúncios mais que dobrou em um ano. De 40 milhões de assinantes para 94 milhões de clientes.

Nós até podemos reclamar dos planos com anúncios dos streamings e outros serviços. Contudo, se tem alguém vendendo, tem alguém comprando.

Com informações de The Verge

Metade dos planos de streaming incluem anúncios nos EUA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.