Trump quer investigação sobre pagamentos a artistas que apoiaram Harris

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), disse que pretende pedir uma investigação sobre possíveis pagamentos feitos a celebridades em troca de participações nos comícios de Kamala Harris, sua adversária democrata nas eleições de 2024. O anúncio foi feito na 2ª feira (19.mai.2025), 6 meses depois de sua vitória eleitoral contra Harris.

Trump afirmou, por meio da sua rede social Truth Social, que pretende “ordenar uma grande investigação sobre este assunto”, questionando a legalidade dos pagamentos que, segundo ele, teriam sido feitos pela campanha democrata a artistas para participarem de comícios.

“Beyoncé recebeu US$ 11 milhões para subir no palco, rapidamente apoiar KAMALA e sair sob vaias por não se apresentar, NENHUMA MÚSICA”, publicou o presidente norte-americano, sem apresentar evidências que comprovem a acusação.

O republicano também disse que a produtora de Oprah Winfrey recebeu US$ 1 milhão da equipe de campanha de Harris para cobrir despesas relacionadas a um comício realizado em setembro do ano passado.

“Os candidatos não estão autorizados a pagar por patrocínios, que foi o que Kamala fez, sob o pretexto de pagar por entretenimento”, escreveu Trump, acrescentando que a ex-candidata democrata estaria tentando “inflar artificialmente seu pequeno público. NÃO É LEGAL”.

Durante o comício em questão, Beyoncé declarou: “Não estou aqui como política, estou aqui como uma mãe que se importa profundamente com o mundo”. A cantora autorizou o uso de sua música “Freedom” para a campanha democrata.

Sobre Bruce Springsteen, Trump questionou: “Quanto Kamala Harris pagou a Bruce Springsteen pelo seu fraco desempenho durante sua campanha presidencial?” e “Por que ele aceitou esse dinheiro se ele é um grande fã dela?”.

Na semana passada, o presidente chamou Springsteen de “idiota desagradável”, com rosto enrugado como uma “passa” e “burro como uma pedra”, depois das críticas feitas pelo músico.

A equipe da ex-candidata democrata negou as acusações feitas pelo atual presidente. Não foram apresentadas provas concretas que sustentem as alegações, nem há informações sobre quais órgãos seriam responsáveis por conduzir uma eventual investigação oficial.

Enquanto Harris buscou apoio de celebridades durante sua campanha, Trump contou com influenciadores como o podcaster Joe Rogan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.