Posso quitar meu Consignado CLT em uma única vez?

Quem contratou o Empréstimo Consignado CLT e deseja antecipar o pagamento, pode se perguntar: “Posso quitar meu Consignado CLT em uma única vez?”.

A resposta é sim! Essa é uma decisão que pode contribuir para redução do custo total do empréstimo e também libera sua margem para futuras oportunidades. Saiba tudo sobre esse assunto neste guia!

O que é o Consignado CLT?

O Empréstimo consignado para trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é um crédito com taxas mais baixas e desconto na folha de pagamento.

Ele pode ser contratado por trabalhadores de carteira assinada, empregados domésticos, trabalhadores rurais e assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Para ter direito ao Empréstimo Consignado CLT, o trabalhador deve atender aos requisitos básicos definidos pelo Governo Federal:

  • Ter um vínculo empregatício ativo registrado na carteira de trabalho
  • Possuir margem consignável disponível para desconto das parcelas
  • Receber remuneração no mês de análise
  • É permitido, no máximo, um Consignado por contrato de trabalho

As instituições financeiras podem avaliar requisitos adicionais para concessão do empréstimo, como tempo de empresa e histórico de crédito do trabalhador.

Os interessados podem verificar as suas propostas de duas formas: acessando a Carteira de Trabalho Digital ou consultando diretamente com a instituição financeira desejada.

Pela CTPS Digital, o processo funciona como um leilão de ofertas. Primeiro, o trabalhador autoriza a consulta dos seus dados, incluindo nome, CPF, margem consignável do salário e tempo de empresa. 

Após a autorização de dados, as instituições enviam ofertas de crédito personalizadas. No próprio aplicativo, o trabalhador pode comparar taxas, prazos e condições para escolher a mais vantajosa.

Ainda na CTPS Digital, um link de redirecionamento é disponibilizado para o trabalhador finalizar a contratação no canal de atendimento da instituição financeira escolhida.

Entenda todas as etapas da contratação do Empréstimo Consignado CLT pela Carteira de Trabalho Digital com o nosso simulador gratuito do Leilão Consignado privado:

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

Se preferir um processo mais rápido e direto, o trabalhador pode realizar a contratação do Consignado privado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira escolhida. 

Confira como funciona a contratação do Empréstimo Consignado CLT pelo aplicativo meutudo:

Saiba: Como é o desconto do Consignado privado?

Posso quitar meu Consignado CLT em uma única vez?

Sim, é possível quitar o Empréstimo Consignado CLT em uma única vez. Para isso, é necessário solicitar a amortização total do saldo devedor junto à instituição financeira. 

A quitação antecipada do empréstimo permite:

  • Reduzir os juros das parcelas futuras
  • Liberar a margem consignável para novos empréstimos
  • Encerrar os descontos mensais do empréstimo no seu salário

A quitação total antecipada do empréstimo é um direito garantido por lei e não deve gerar cobrança de multas por isso. 

Como essa modalidade de crédito foi atualizada recentemente, algumas regras continuam em fase de definição pelas instituições financeiras e órgãos reguladores.

Em caso de demissão, existe uma discussão sobre a possibilidade do banco exigir o pagamento integral da dívida, descontando partes das verbas rescisórias e do saldo FGTS do trabalhador. 

Entenda: Como calcular a margem consignável na folha de pagamento

Como funciona a amortização do Consignado CLT?

A amortização do Consignado privado é um processo de redução gradual da dívida, por meio de pagamentos periódicos, diminuindo o total dos juros pagos.

O trabalhador pode solicitar a amortização parcial ou total do saldo devedor, dependendo da sua capacidade financeira e das condições da instituição financeira.

A amortização parcial permite diminuir o valor das parcelas ou o prazo do contrato. A quitação total da dívida permite finalizar o contrato antecipadamente.

Esse processo ajuda a evitar os juros das parcelas futuras, o que pode gerar uma economia para o trabalhador.

Vale a pena quitar meu Consignado CLT em uma única vez?

A quitação total do Empréstimo Consignado CLT pode ser vantajosa, mas é preciso ter cautela e analisar a sua atual situação financeira e as condições oferecidas pelo banco. 

A quitação do empréstimo pode valer a pena quando o trabalhador:

  • Tem reserva financeira ou recebeu dinheiro extra
  • Precisa de margem para contratar outro empréstimo com condições melhores
  • Está pagando altas taxas de juros e quer reduzir o custo total do empréstimo
  • Pretende unificar as dívidas em uma só operação de crédito
  • Prefere ficar sem as parcelas fixas mensais

Antes de tomar essa decisão, busque comparar a taxa do consignado com outros tipos de créditos para utilizar o seu dinheiro sem arrependimentos.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Entre no Canal da meutudo no WhatsApp e receba as principais informações do mundo financeiro em primeira mão no seu celular.

Continue lendo: O que fazer para ser aprovado no Consignado privado CLT?

Como solicitar a antecipação?

Para solicitar a quitação do Empréstimo Consignado para CLT, basta entrar em contato com a instituição financeira onde contratou, por meio dos canais de atendimento, e solicitar o boleto de quitação antecipada.

A financeira deverá recalcular o valor da dívida, descontando os juros das parcelas futuras, e enviar o boleto para o cliente. Confirme o valor e faça o pagamento.

Após pago, envie o comprovante de pagamento para o banco atualizar no sistema. O contrato seguirá para desaverbação e exclusão do desconto em folha pelo eSocial. 

Oportunidade Empréstimo para negativado

Outras alternativas interessantes

Existem outras alternativas para quem deseja melhorar as condições do seu Empréstimo Consignado CLT, sem precisar afetar o seu orçamento mensal.

Portabilidade de Consignado CLT

A Portabilidade de Consignado privado permite transferir o seu empréstimo atual para outra instituição financeira que ofereça taxas de juros e condições melhores.

O processo é gratuito e o banco de origem não pode negar a transferência. Ao fazer a portabilidade, o trabalhador mantém o contrato ativo, mas consegue:

  • Reduzir o valor das parcelas mensais
  • Diminuir o custo total do empréstimo
  • Aumentar o prazo de pagamento

Essa funcionalidade está sendo implementada pelo Governo Federal, o objetivo é oferecer uma alternativa para o trabalhador conseguir receber dinheiro extra para dar conta das dívidas.

Refinanciamento

O Refinanciamento de Consignado CLT é uma modalidade que permite negociar o saldo devedor na mesma instituição financeira, aumentando o prazo de pagamento ou reduzindo o valor das parcelas, para receber mais dinheiro no mesmo contrato.

Ao solicitar o refinanciamento do empréstimo, a instituição financeira atualiza o saldo devedor e libera um novo crédito, com a dívida unificada.

Essa é uma alternativa para quem já contratou um Consignado privado e quer receber mais dinheiro, sem precisar contratar novamente ou mudar de financeira.

A contratação da Portabilidade e Refinanciamento do Consignado privado aguarda regulamentação do Governo Federal, mas deverá ser liberada em breve!

Para ficar por dentro das atualizações e liberar mais crédito com melhores condições, clique em “Quero receber atualizações” no site meutudo e seja avisado em primeira mão!

Continue acompanhando os conteúdos financeiros com mais informação! Cadastre-se gratuitamente aqui e receba nossos conteúdos no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.