INSS exigirá biometria para desbloqueio de Empréstimo consignado a partir de 23 de maio

A medida, anunciada no Diário Oficial da União, busca aumentar a segurança dos beneficiários diante das recentes denúncias de fraudes envolvendo descontos não autorizados.

Agora, todos os aposentados e pensionistas — independentemente da data de concessão do benefício — precisarão validar sua identidade via biometria na plataforma Meu INSS para autorizar novos contratos.

Veja a seguir como essa mudança impacta quem depende do crédito consignado e o que é preciso fazer para garantir seu acesso ao benefício.

INSS vai exigir biometria para desbloqueio de consignado

A partir desta sexta-feira (23), o INSS exigirá biometria digital validada em bases do governo federal para desbloquear benefícios com objetivo de contratação de novos empréstimos consignados.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20) e, segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, tem como foco corrigir vulnerabilidades e reforçar a segurança operacional.

A exigência é válida para todos os aposentados e pensionistas, inclusive aqueles que tiveram benefício concedido antes de abril de 2019, marco em que a biometria passou a ser obrigatória para novos segurados.

Agora, todos os desbloqueios — independentemente da data de concessão — só poderão ser feitos pela plataforma Meu INSS, mediante verificação biométrica.

Medida busca conter fraudes no consignado

A exigência de biometria faz parte de uma série de ações do INSS e do governo federal para conter fraudes milionárias em empréstimos consignados.

A medida reforça uma decisão tomada em 8 de maio, quando foi determinado o bloqueio automático de novos descontos em folha, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e a uma liminar da Justiça Federal.

Essas decisões foram impulsionadas por uma operação da Polícia Federal que descobriu a existência de esquemas ilegais envolvendo associações que realizavam descontos indevidos, ou seja, sem autorização dos beneficiários.

Leia também: Como excluir descontos indevidos na aposentadoria INSS? 

Estima-se que 4,1 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido lesados, em um prejuízo que pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

Como vai funcionar o novo processo de desbloqueio?

O desbloqueio de benefício para contratar consignado será feito apenas por meio do Meu INSS, exigindo a validação por biometria. Confira nas imagens a seguir como é feito o desbloqueio:

Essa autenticação será comparada com bases oficiais do governo federal, garantindo que o pedido realmente parte do titular do benefício.

A mudança tem vigência nacional e passa a ser obrigatória para todos os segurados, não importando a data de concessão do benefício. Até então, a biometria era obrigatória apenas para benefícios concedidos a partir de abril de 2019.

Aqueles que não conseguirem realizar a biometria por meio digital poderão procurar atendimento presencial em agências do INSS ou em pontos autorizados, como agências dos Correios conveniadas.

Para conferir mais notícias como essa sobre o INSS e benefícios previdenciários, inscreva-se aqui no nosso formulário e receba no seu e-mail as principais atualizações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.