É FAKE artigo que trata fraude no INSS como positiva para economia

A fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem afetado aposentados e pensionistas com descontos indevidos em seus benefícios. 

Em meio a esse cenário preocupante, circula nas redes sociais um texto falso que tenta inverter a gravidade da situação: afirma que o rombo no INSS seria bom para a economia

A seguir, você vai entender por que essa publicação é enganosa, o que diz a jornalista citada no conteúdo falso e como continuar denunciando irregularidades de forma segura.

O que é a fraude do INSS?

A fraude do INSS é um esquema ilegal que foi revelado pela Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

A investigação identificou que aposentados e pensionistas estavam sofrendo descontos indevidos em seus benefícios, realizados por entidades associativas às quais nunca autorizaram filiação.

Para combater o problema, o INSS passou a enviar notificações pelo site e aplicativo Meu INSS aos beneficiários afetados, alertando sobre a possibilidade de cobrança indevida e orientando sobre o processo de contestação. 

Saiba mais: Como funciona o ressarcimento de desconto indevido do INSS?

Artigo que trata fraude no INSS como uma “luz no fim do túnel” é falso

O print de um suposto artigo atribuído à jornalista Miriam Leitão, que afirma que o “rombo no INSS é a luz no fim do túnel para a salvação da economia e controle da inflação”, é falso

O conteúdo ainda sugere que “descontos nos benefícios deixam o aposentado com menos recurso, o que o faz gastar menos”, favorecendo a queda da inflação. 

Além de usar uma citação que nunca foi feita, o material busca desinformar, confundir a população e minimizar a gravidade de um esquema criminoso que afeta milhões de aposentados e pensionistas.

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

O que defende a colunista?

A própria Miriam Leitão desmentiu a autoria do texto e reforçou que a informação é falsa:

“Eu nunca escrevi isso, nem escreveria. Tenho defendido o oposto: que o governo precisa ser eficiente e rápido em devolver o dinheiro às pessoas lesadas por esse roubo. Esse raciocínio é tosco, e eu evidentemente jamais o formularia. Está claro que é falsificado por quem tenta tirar a credibilidade de quem está dizendo, como eu, que é preciso investigar tudo nesse roubo que começou no governo Bolsonaro”.

Com isso, fica claro que a mensagem foi manipulada para desinformar a população, gerar confusão e enfraquecer o debate público sobre a gravidade da fraude no INSS.

Leia também: 8 Direitos dos aposentados INSS que você precisa conhecer 

Como continuar denunciando os descontos indevidos do INSS?

Para continuar denunciando os descontos indevidos da fraude no INSS, é importante utilizar apenas os canais oficiais do Instituto, como:

  • Site Meu INSS
  • Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  • A Central de Atendimento pelo telefone 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)

Portanto, evite acessar links recebidos por mensagens ou redes sociais, pois páginas falsas podem coletar dados pessoais e bancários para aplicar novos golpes.

Saiba mais: 7 golpes contra aposentados do INSS e como evitar

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail e aproveite para acompanhar as novidades também pelo nosso Canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.