Busca do Google ganha Modo IA e faz até compras para o usuário

Resumo
  • Google libera Modo IA nos EUA para buscas complexas, com respostas unificadas geradas por inteligência artificial.
  • A nova aba no Google busca conecta dados pessoais e apps para sugestões personalizadas, incluindo Gmail e localização.
  • Google Shopping integrado permitirá compras automáticas, usando mais de 50 bilhões de produtos e Google Pay.

Os usuários do Google que quiserem uma experiência de busca totalmente baseada em inteligência artificial terão essa opção a partir de hoje. O chamado Modo IA deixa de ser uma função experimental, parte do chamado Search Labs, e passa a ficar acessível diretamente na busca do Google.

Inicialmente, a novidade será destinada aos usuários dos Estados Unidos. O Google não deu detalhes sobre quando se tornará uma realidade para pessoas do Brasil ou de outros países.

A ideia por trás do Modo IA é permitir que o usuário escreva questões complexas. O Google explicou que o sistema de busca quebra as perguntas em partes menores, que são pesquisadas na web, e depois apresentadas na forma de uma resposta única e coesa. “Isso permite à Busca mergulhar mais profundamente do que uma busca tradicional no Google, ajudando a descobrir ainda mais do que a web tem a oferecer”.

O Google decidiu implementar o Modo IA como uma aba em seu site principal ou aplicativo para smartphones. Os usuários americanos verão essa opção “nos próximos meses”.

Essa ferramenta é um modo diferente da Visão Geral com IA (AIO, na sigla em inglês), que já aparece em buscas inclusive em português, pois modifica totalmente a página de resultados de busca (a SERP, no jargão usado no mercado de internet).

Mudança impacta os sites na web

A vice-presidente de Busca do Google, Liz Reid, disse num artigo que o AIO está entre “os mais bem-sucedidos lançamentos da Busca na última década”. As pessoas estão mais felizes e fazendo mais pesquisas. O uso aumentou 10% nas pesquisas que exibem AIO.

Cabe destacar que as implementações de IA na busca do Google ocorrem às custas dos milhões de sites que publicaram, até hoje, conteúdo na internet. As respostas aparecem de forma resumida por IA, o usuário continua interagindo com o buscador e as páginas ficam sem os acessos de usuários, o que, em última instância, financia a sua existência.

Até hoje, o Google não deu uma resposta sobre como pretende remunerar os criadores do conteúdo que é usado nas respostas geradas por IA.

Resultados personalizados

O Google informou que o Modo IA poderá fornecer sugestões baseadas em pesquisas já feitas pelos usuários. Será possível conectá-lo com outros apps do Google, como o Gmail. O sistema poderá recomendar restaurantes com base em interesses pessoais e ainda conforme a data da próxima viagem e a localização do seu hotel.

O Modo IA também deve ganhar uma ferramenta para melhor visualização de dados. Ela será capaz de analisar bancos de dados e produzir infográficos personalizados para cada pesquisa.

Compras com a ajudinha da IA

O Google Shopping também se integrará ao Modo IA para que os consumidores possam sinalizar quais produtos lhes interessam. Para isso, a ferramenta vai se valer do grafo de comércio com mais de 50 bilhões de produtos cadastrados.

Consumidores dos Estados Unidos poderão selecionar um produto, indicar o preço ideal e configurar para que o Google Shopping realize a compra assim que a oferta chegar no valor desejado. Para tanto, a ferramenta também vai se integrar com o sistema de pagamentos do Google Pay.

Busca do Google ganha Modo IA e faz até compras para o usuário

Adicionar aos favoritos o Link permanente.