Perfil falso do INSS engana vítimas de descontos indevidos; confira

Recentemente, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já haviam sido vítimas de descontos indevidos, identificados pela Operação Sem Desconto, agora enfrentam uma nova ameaça

Um golpe do INSS está circulando nas redes sociais e tenta enganar beneficiários com falsas promessas de reembolso desses valores cobrados de forma irregular.

A seguir, confira como funciona o golpe, saiba como se proteger e entenda o que fazer para contestar descontos indevidos.

É FAKE! Perfil falso do INSS engana aposentados

Um perfil falso chamado @assistencia_inss tem circulado nas redes sociais, fazendo uso não autorizado do nome, da identidade visual e de informações do INSS, especialmente no que se refere à suposta liberação de ressarcimento de desconto indevido.

Essa prática faz parte de um golpe do INSS que visa enganar aposentados e pensionistas para obter acesso indevido às suas contas e aplicar fraudes, como a contratação de Empréstimos consignados em seus nomes.

O INSS alerta que “não realiza atendimento por meio de redes sociais, e tampouco solicita o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação”.

Quem receber mensagens ou contatos suspeitos deve desconsiderar e buscar sempre os canais oficiais para se informar com segurança.

Leia também: 8 Direitos dos aposentados INSS que você precisa conhecer 

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Como se proteger do golpe do INSS?

Para se proteger do golpe do INSS, é importante utilizar apenas os canais oficiais de consulta e atendimento do INSS. Confira quais são:

  • Site Meu INSS
  • Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
  • A Central de Atendimento pelo telefone 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)

Por meio deles, você pode consultar descontos, tirar dúvidas e acompanhar seus benefícios com segurança.

Saiba mais: 7 golpes contra aposentados do INSS e como evitar

Como contestar os descontos indevidos do INSS?

Para contestar os descontos indevidos na sua aposentadoria ou pensão do INSS, siga este passo a passo:  

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
  2. Faça login com sua conta Gov.br, informando CPF e senha
  3. Na página inicial, selecione a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
  4. Se houver registros, será exibida a mensagem: “Foi identificado que você teve desconto associativo nos últimos 5 anos”, junto ao nome da entidade
  5. Marque se você autorizou ou não o desconto e informe seu número de celular e e-mail
  6. Marque as caixas de confirmação: “Declaro que as informações são verdadeiras” e “Estou ciente de que declarar informação falsa pode ser considerado crime”
  7. Clique em “Enviar Declaração”

Você também pode tirar dúvidas ou buscar orientação ligando para o telefone 135.

Até agora, mais de 1,4 milhão de beneficiários já contestaram descontos associativos pelo aplicativo, representando mais de 98% das manifestações registradas.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail e aproveite para acompanhar as novidades também pelo nosso Canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.