Fraude no INSS: quando será feito o reembolso para quem teve desconto indevido?

O reembolso do último desconto de entidades associativas na feito no benefício de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será realizado junto ao próximo pagamento da aposentadoria ou pensão, ou seja, a partir do dia 26 de maio para aqueles que ganham 1 salário mínimo, e a partir de 2 de junho para aqueles que ganham acima de 1 salário mínimo.

+ Fraude no INSS: a dificuldade para ressarcir idosos de zonas rurais e sem internet

As datas de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS são determinadas pelo número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (que vem depois do traço).

Veja o calendário completo de pagamentos do INSS

Na próxima folha, será pago apenas o desconto feito na folha anterior. Isso porque, quando a fraude foi revelada, o governo bloqueou os repasses dos descontos feitos nos benefícios, que agora voltam aos segurados na mesma conta em que é paga a aposentadoria ou pensão todos os meses.

Para o reembolso dos descontos anteriores, os beneficiários devem fazer a solicitação pela plataforma Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela central 135. O pagamento referente a esse pedindo de reembolso não tem data definida.

Como pedir reembolso

Desde a quarta-feira, 14, é possível acessar no Meu INSS ou pela Central 135 os detalhes sobre as entidades que fizeram o desconto, o período em que isso ocorreu e os valores, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

aposentado ou pensionista deverá informar se autorizou ou não os descontos. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Veja o passo a passo:

  • Entre no Meu INSS Informe seu CPF e senha
  • Siga para Do que você precisa? (clique na lupa)
  • Digite: consultar descontos de entidades
  • Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados
  • Informe e-mail e telefone para contato
  • Declare se os dados são verdadeiros
  • Confirme no botão Enviar Declarações

A entidade responsável pelo desconto terá até 15 dias úteis para comprovar que tinha autorização ou devolver o dinheiro ao INSS. Depois disso, o valor será repassado ao beneficiário na mesma conta onde recebe o benefício mensal.

Se a associação apresentar o comprovante de autorização, o segurado será informado. Ainda assim, ele poderá contestar caso discorde.

O processo de verificação será feito com base nos dados já disponíveis no sistema do INSS – ou seja, o beneficiário apenas precisará informar no aplicativo ou na Central 135 se reconhece ou não os descontos realizados.

Como acessar o Meu INSS

aplicativo Meu INSS está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para Android e iPhone. Para acessar, basta criar uma conta Gov.br usando CPF e responder a perguntas de segurança. O mesmo login serve para outros serviços públicos digitais.

Se tiver dificuldade, o segurado pode ligar para o número 135 e resolver tudo por telefone.

Prazo para ressarcimento

Não há um prazo fixo para o dinheiro cair na conta. Isso depende do tempo que a entidade levará para responder ou ressarcir o INSS. Assim que o valor for recebido, o instituto fará o depósito diretamente na conta do beneficiário.

Para acompanhar e saber mais, a recomendação é consultar os canais oficiais do INSS, pelo site gov.br/inss ou pelas redes sociais verificadas.

Na semana passada, o INSS notificou todos os aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos registrados em seus benefícios. Segundo o órgão ao todo foram 9.429.003 notificações no “sininho” do aplicativo Meu INSS.

A medida foi o primeiro passo para ressarcir os beneficiários que foram vítimas da fraude dos descontos de mensalidades cobradas sem autorização.

Foi encaminhada a seguinte mensagem:

 

O post Fraude no INSS: quando será feito o reembolso para quem teve desconto indevido? apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.