Paraíba registra aumento de 3% no volume de vendas do varejo e lidera crescimento nacional em março

A Paraíba registrou no mês de março alta de 3% em relação a fevereiro e foi o maior crescimento percentual do país no volume de vendas do comércio varejista. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme observou o ClickPB, o desempenho estadual superou a média nacional para o período, que ficou em 0,8%.

Na receita nominal, a Paraíba também registrou o maior avanço do Brasil, com aumento de 3,1% em relação a fevereiro. O estado também superou a média nacional, que ficou em 1,2%.

Primeiro trimestre de 2025

O varejo da Paraíba encerrou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento acumulado de 3,8% no volume de vendas, e de 7,9% na receita nominal em relação a 2024. Os dois resultados ficaram acima dos resultados nacionais, que apontaram crescimentos de 1,2% e 7%, respectivamente.

O resultado do comércio paraibano foi o quinto melhor entre os estados, atrás apenas de Amapá (11%), Mato Grosso (7,7%), Piauí (7,4%) e Santa Catarina (4,6%).

No acumulado dos últimos 12 meses, a Paraíba também teve destaque no ranking nacional. O estado apresentou a segunda maior variação positiva do país tanto no volume de vendas, com crescimento de 10,7%, e aumento de 13,7% na receita nominal, atrás somente do estado do Amapá (16,2% em vendas e 22,2%, na receita).

Varejo ampliado

O comércio varejista ampliado inclui as atividades de veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo. A Paraíba registrou em março crescimento de 3,7% no volume de vendas e de 3,8% na receita nominal em relação a fevereiro.

Os percentuais representam as maiores altas do Nordeste.

No acumulado do primeiro trimestre, o comércio varejista ampliado da Paraíba cresceu 5,8% em volume de vendas e 10% em receita nominal. Ambos os resultados superaram as médias nacionais(1,1% e 5,9%).

Já no acumulado de 12 meses, o desempenho do varejo ampliado na Paraíba ficou em segundo lugar no Brasil. As variações no período foram de 10,9% no volume de vendas e 13,9% na receita nominal, atrás novamente do estado do Amapá, com crescimentos de 16,6% e 21,4%, respectivamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.