Os destinos de serra no Rio Grande do Sul que entraram no radar do turismo nacional

Avalie esta matéria

Já pensou em fazer um passeio que une o clima europeu com belas paisagens naturais sem sair do Brasil? Isso é possível explorando os melhores destinos de serra no Rio Grande do Sul.

O acesso à serra gaúcha a partir de Porto Alegre, capital do estado, é fácil e rápido, podendo ser feito de transfer, carro ou ônibus. As cidades localizadas nessa região apresentam forte influência europeia, especialmente alemã e italiana, o que fará com que você se esqueça de que está no Brasil em alguns momentos.

Além disso, esses municípios oferecem atrações para todos os públicos o ano inteiro e têm uma excelente estrutura para receber os turistas. Sendo assim, continue a leitura para conhecer os principais destinos de serra no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Gramado

Gramado é um dos principais destinos de serra no rio grande do sul, Brasil
Lago Negro em Gramado I Foto: Serra Gaúchas via Flickr (reprodução)

Não poderíamos falar das cidades da serra gaúcha sem citar Gramado, um dos destinos mais visitados da região. Esse local encanta a todos devido ao seu aspecto europeu, com ruas repletas de casas enxaimel, um tipo de estilo arquitetônico alemão, e espaços bem arborizados.

Comece a sua jornada por Gramado explorando a área central, especialmente a Avenida Borges de Medeiros, onde está localizada a Igreja de São Pedro, que possui uma torre de 46 metros de altura e tem um estilo inspirado na arquitetura romana. Se você estiver em uma viagem romântica, aproveite para eternizar o seu amor na Fonte de Amor Eterno.

Nessa região também fica a Rua Coberta que, além de ser charmosa, abriga várias opções de restaurantes e lojas. Enquanto ainda estiver no centro, aproveite para conhecer as lojas de chocolates locais que contam inúmeras opções de doces, têm um design encantador e também oferecem os melhores chocolates quentes nos dias frios.

Durante a sua estadia, se programe para conhecer também o Lago Negro, um dos cartões postais da cidade, que durante a primavera e o verão fica rodeado por belas flores. Você pode caminhar ao redor do lago, tirar fotos e fazer um passeio de pedalinho pelas águas. 

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Canela

Canela é um dos principais destinos de serra no rio grande do sul
Cachoeira do Parque do Caracol I Foto: Fernando Stankuns via Flickr (reprodução)

Canela fica a poucos quilômetros de Gramado e é um dos destinos de serra mais tranquilos do Rio Grande do Sul, sendo ideal para quem quer fugir da badalação. O principal cartão postal do município é a Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, que fica na região central.

Essa construção é muito imponente e foi inspirada no estilo gótico. Seu interior é repleto de vitrais e sua torre tem 12 sinos italianos de bronze. Saindo do centro, outra atração imperdível nesse município é o Parque Estadual do Caracol, uma área de conservação com 100 hectares, sendo 25 destinados ao turismo.

Nesse local fica uma grande cachoeira, a Cascata Caracol, com 131 metros de altura. O parque ainda oferece algumas atrações pagas à parte, como o passeio de trenzinho e a subida por um elevador panorâmico. 

Quem tem um espírito mais aventureiro precisa conhecer o Skyglass Canela, que possui uma grande plataforma de vidro a 360 metros de altura que oferece uma vista mais do que privilegiada para a natureza da região. 

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Hotel Valle D’incanto 

Hotel Valle D'incanto em Gramado, um dos principais destinos de serra no rio grande do sul
Área externa do Hotel Valle D’incanto I Foto: Hotel Valle D’incanto (reprodução)

Está procurando um lugar para se hospedar na região de  Gramado e Canela? Então, considere ficar no Hotel Valle D’incanto, que tem uma boa combinação de luxo e conforto, perfeito para quem vai fazer uma viagem em casal.

A fachada do hotel tem inspiração na arquitetura alemã, para ajudar os turistas a entrarem no clima da região. Além disso, para deixar a estadia ainda mais confortável, o Hotel Valle D’incanto ainda conta com uma excelente estrutura para receber os hóspedes, como:

  • Piscina coberta;
  • Academia
  • Spa;
  • Sauna;
  • Jantares temáticos. 

Endereço: Rua, Julio Hancke, 87, Gramado — serra no Rio Grande do Sul
Preços: A partir de US$ 193,76*
Reserve sua hospedagem pela Booking!

São Francisco de Paula

São Francisco de Paulo, um dos mais tranquilos destinos de serra no rio grande do sul
Lago São Bernardo I Foto: Junior Rodrigues via Wikimedia Commons (reprodução)

Outro destino de serra imperdível no Rio Grande do Sul é São Francisco de Paula, também conhecido como São Chico, que fica a apenas 50 minutos de carro de Gramado. Essa pequena cidade chama a atenção devido às suas belas paisagens naturais e pelo seu cuidado em preservar a memória da região.

Ao andar pela área central, você verá vários monumentos em homenagem a grupos que fizeram parte da história local, como a estátua ao Gaúcho Lançador. A obra faz referência aos trabalhadores do campo, e o monumento em homenagem aos tropeiros, que foram fundamentais para o povoamento da cidade.

Outra atração que merece ser visitada é o Lago de São Bernardo, um dos principais pontos turísticos da cidade. Ele tem uma circunferência de 2 km e está cercado por belas árvores, com destaque para as araucárias, e também oferece passeios de pedalinho.

O Parque das Oito Cachoeiras é outra atração indicada para quem ama ficar em contato com a natureza. O lugar, como o nome já sugere, tem oito quedas d’água que chegam a mais de 100 metros de altura. O parque ainda dispõe de atividades como tirolesa, rapel, escalada e arvorismo. 

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Pousada do Engenho 

acomodação d a pousada do engenho com lareira, cama, ambiente de estar e vista para a mata
Acomodação da Pousada do Engenho I Foto: Booking (reprodução)

A Pousada do Engenho é a alternativa de hospedagem ideal para quem está em busca de um refúgio em meio à natureza. A pousada foi idealizada por três artistas que encontraram em São Francisco de Paula o lugar perfeito para o seu refúgio.

O interior da pousada remete realmente a uma casa na serra, com muito uso de madeira nos ambientes, presença de lareiras em alguns cômodos e móveis confortáveis. O estabelecimento ainda conta com uma piscina ao ar livre, jacuzzi, spa e academia. 

Endereço: Rua Odon Cavalcante, 330.
Preços: A partir de US$ 211,38*
Reserve sua hospedagem pela Booking!

Cambará do Sul

paredão do cânion itaimbezinho
Paredão do cânion de Itaimbezinho I Foto: Everson José de Freitas via Wikimedia Commons (reprodução)

Se você é um adepto do ecoturismo e está em busca de destinos de serra no Rio Grande do Sul, precisa conhecer Cambará do Sul, o lugar que abriga os maiores cânions do Brasil, com destaque para o Itaimbezinho e o Fortaleza.

Os Parques Nacionais de Aparados da Terra e de Serra Geral são os principais da região, ocupando uma área de aproximadamente 30 mil hectares. O cânion do Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Terra. Ele tem 5,8 km de extensão e 720 metros de profundidade.

O Itaimbezinho abriga duas cachoeiras, a Cascata das Andorinhas, com 300 metros de altura, e a Véu da Noiva, com impressionantes 500 metros de altura. Há várias opções de trilhas por esse local, com destaque para a Trilha do Vértice, que tem duração de 1h30 e a Trilha do Mirante do Cotovelo, que dura cerca de 3 horas e chega até o mirante com vista para todo o esplendor do Cânion.

Já o cânion Fortaleza é maior, tem 7,5 km de extensão e 900 metros de profundidade, e também oferece várias opções de trilhas, sendo algumas das mais comuns a Trilha do Mirante, com 1 hora de duração, e a Trilha do Quebra-Cangalha, que dura cerca de 4 horas.

Uma sugestão de experiência super romântica para quem vai visitar esse destino é o voo de balão que sobrevoa os cânions e oferece uma visão deslumbrante da paisagem. 

Quem estiver procurando um hotel para ficar em Cambará pode gostar da Pousada Cabanas Charme da Serra, cada acomodação fica em uma cabana diferente, ótimo para quem preza pela privacidade, e todas as suítes apresentam um estilo rústico e acolhedor. 

PUBLICIDADE


FIM DA PUBLICIDADE

Nova Petrópolis

Praça das flores- Jardins floridoscom algumas construções ao redor
Praça das Flores em Nova Petrópolis I Foto: Larissa Fraga via Wikemedia Commons (reprodução)

O apelido de Nova Petrópolis é o jardim da serra gaúcha, afinal, essa cidade está repleta de jardins floridos que enfeitam as ruas e deixam um clima de romance no ar.

Comece o seu passeio visitando a Praça das Flores, que fica florida o ano inteiro. Perto desse local está o labirinto verde, formado por caminhos de ciprestes, aproveite para conhecê-lo e tente encontrar a saída.

Em Nova Petrópolis está localizada a Cidade Zaandam, um polo gastronômico com design holandês que reúne diversas opções de bares, restaurantes, padarias e confeitarias. 

Se você quiser passar uma ou mais noites nesta cidade romântica, considere se hospedar no Hotel Jardins da Colina, que tem inspiração na arquitetura alemã e cujas acomodações são muito luxuosas. 

PUBLICIDADE

FIM DA PUBLICIDADE

Planejando sua viagem pela serra gaúcha

A serra gaúcha conta com atrações o ano todo. Se você gosta de frio e quer sentir o clima europeu enquanto caminha nas cidades com construções no estilo alemão e italiano, aproveite para viajar no inverno.

No entanto, se você quer curtir a natureza da região, marque a sua viagem para a primavera ou o outono, quando as temperaturas estão mais amenas. Visitar a serra no Rio Grande do Sul no verão também pode ser uma boa alternativa para quem quer fugir do frio e aproveitar as belas paisagens da região.

Gostou de conhecer os melhores destinos da serra gaúcha? Então, comece a programar agora mesmo a sua viagem para essa região, faça já a sua reserva nos hotéis que indicamos. Se você quiser conhecer outros lugares perfeitos para uma viagem romântica, confira o nosso post: Lua de mel em Portugal. 

Leia mais

  • Melhores lugares para viajar no Brasil: nosso guia pelo país
  • 7 melhores vinícolas para visitar na Europa e na América do Sul
  • Serra no Rio de Janeiro: natureza, gastronomia e tranquilidade

referências

*Atenção: Preços tomam como base a data de redação deste conteúdo. Podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

O post Os destinos de serra no Rio Grande do Sul que entraram no radar do turismo nacional apareceu primeiro em Dona Arquiteta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.