Menos de 1 ano de carteira no Crédito do Trabalhador, pode?

Se você é trabalhador com carteira assinada recentemente e está se perguntando se é possível contratar o Crédito do Trabalhador com menos de um ano de carteira assinada, saiba que dependendo de alguns fatores, é possível.

Com as mudanças nas regras do Consignado Privado, a modalidade de crédito ficou mais acessível, inclusive para quem continua no início da vida profissional ou em um novo emprego formal.

Entenda como o Crédito do Trabalhador funciona, quem tem direito e como o tempo de carteira pode influenciar na contratação.

O que é o Consignado privado ou Crédito do Trabalhador?

O Consignado privado é uma linha de crédito com desconto direto no salário, voltada para trabalhadores do setor privado com carteira assinada sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Ele funciona de forma semelhante ao consignado destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas com foco no trabalhador da iniciativa privada.

Até recentemente, o crédito dependia de convênios firmados entre empresas e instituições financeiras.

Isso restringia o acesso à contratação do empréstimo para apenas trabalhadores de empresas conveniadas com bancos.

Com a nova regulamentação, implementada pelo Governo Federal em parceria com o Banco Central, o modelo foi reformulado para ampliar o acesso.

Agora, a contratação pode ser feita de forma 100% digital, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), sem a necessidade de convênio entre empresa e banco.

Confira as etapas de simulação do aplicativo da CTPS Digital:

Celular
00:00

Empréstimos





User
Savings
Briefcase
Empréstimos Empréstimos
Burger Bar

O objetivo da nova versão do crédito é democratizar o acesso ao crédito com taxas de juros mais baixas, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Quem pode solicitar o empréstimo CLT?

O Crédito do Trabalhador está disponível para profissionais com vínculo formal ativo, que trabalham no setor privado e têm seus dados registrados no eSocial.

Conforme as novas regras do crédito, estabelecidas pela Medida Provisória n.º 1.292/2025, estão elegíveis para contratar:

  • Trabalhadores com carteira assinada sob o regime CLT
  • Empregados domésticos com registro formal
  • Trabalhadores rurais com contrato ativo
  • Colaboradores contratados por Microempreendedores Individuais (MEIs)

Não existe um tempo mínimo obrigatório de carteira assinada imposto pelo governo, no entanto, trabalhadores com 3 a 12 meses de vínculo na empresa atual podem ter mais chances de obter propostas.

Isso porque o tempo de carteira influencia diretamente na análise de risco de crédito feita pelas instituições financeiras.

Além disso, é necessário que o trabalhador esteja com o vínculo ativo e regular no eSocial, tenha recebido salário no mês anterior à solicitação e disponha de margem consignável livre, que pode chegar a até 35% do salário líquido.

O trabalhador só pode ter um empréstimo consignado ativo por vínculo empregatício, sendo necessário quitar ou migrar o atual para contratar outro.

A liberação do crédito está sujeita à análise individual feita por cada banco, que pode avaliar dados como o tempo de carteira, o valor do salário e o histórico de crédito.

Mesmo com menos de um ano de carteira assinada, muitos trabalhadores conseguem aprovação, desde que os demais critérios estejam em conformidade.

Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Preencha este formulário para receber mais conteúdos como este no seu e-mail, sem custos adicionais.

Consigo Crédito do Trabalhador com menos de um ano de carteira?

Sim, é possível contratar o Crédito do Trabalhador com menos de um ano de carteira assinada, desde que o trabalhador atenda aos critérios exigidos pela instituição financeira.

Ao solicitar o empréstimo, o solicitante autoriza o acesso a informações, como o tempo de empresa, salário atual e margem consignável disponível.

Esses dados são analisados pelos bancos que, posteriormente, geram propostas personalizadas com base nos dados do trabalhador.

Em muitos casos, poucos meses de vínculo formal já são suficientes para a aprovação do crédito, especialmente quando o trabalhador tem renda regular e histórico financeiro compatível com o perfil de risco da instituição.

Para entender melhor como esse crédito funciona e consultar se há propostas disponíveis para o seu perfil, o ideal é fazer uma simulação. 

Utilize nosso simulador do Consignado privado e saiba mais:

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

 as condições oferecidas especificamente para você, com base no seu salário, vínculo e tempo de registro

A simulação é gratuita, segura e pode ser feita em poucos minutos, sem impactar o score do seu CPF. Assim, você pode visualizar quais são as melhores condições para você.

Onde contratar Crédito do Trabalhador com menos de um ano de carteira?

Sim, é possível contratar o Crédito do Trabalhador mesmo com menos de um ano de carteira assinada.

Com a nova regulamentação do Consignado privado, o processo ficou mais acessível, digital e prático.

Agora, a solicitação do crédito pode ser feita diretamente pelo aplicativo da CTPS Digital, onde o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados com os bancos parceiros, que fazem a análise e disponibilizam propostas personalizadas.

Uma das formas mais seguras de contratar o empréstimo Consignado privado é com a meutudo. 

Aqui na meutudo, em parceria com a Parati Financeira, já estamos participando do leilão do Consignado privado e ofertando propostas personalizadas, com condições acessíveis, sem burocracia e totalmente digital.

Com a gente, os trabalhadores podem contar com um processo descomplicado e ideal para quem busca reorganizar a vida financeira com mais autonomia.

Na CTPS Digital, nossas propostas podem ser identificadas sob o nome da Parati Financeira.

Confira os passos para contratar o crédito:

  1. Instale e acesse o aplicativo CTPS Digital com sua conta Gov.br
  1. Autorize o compartilhamento dos seus dados com os bancos parceiros
  1. Simule o valor, o prazo e as condições de pagamento conforme o seu orçamento
  1. Aguarde até 24 horas para receber propostas de diferentes instituições financeiras
  1. Compare as ofertas, avalie taxas e escolha a melhor condição
  1. Finalize a contratação na nossa plataforma diretamente pelo link disponibilizado

Caso prefira, a contratação do Consignado CLT também pode ser feita diretamente em nosso aplicativo, com um processo ainda mais intuitivo e direto.

A nova versão da linha de crédito permite parcelamentos mais longos, podendo chegar a 96 parcelas*, tornando o pagamento mais acessível para os trabalhadores.

*Consulte as condições da instituição escolhida, prazos menores poderão ser praticados.

Nosso compromisso é facilitar o acesso ao crédito com transparência, taxas justas e uma experiência focada no trabalhador.

Mesmo com menos de um ano de carteira, você pode encontrar uma proposta que cabe no seu bolso e se encaixa no seu momento.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se aqui para receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.