Lula nunca discutiu o assunto comigo, diz Macêdo sobre demissão

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, afirmou nesta 6ª feira (16.mai.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não mencionou uma possível demissão dele em substituição pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol).

Segundo o ministro, em entrevista à CNN, Lula “não discutiu o assunto de reforma ministerial” durante a viagem à Montevidéu na última 5ª feira (15.mai). Tanto Macêdo quanto Boulos integraram a comitiva presidencial para o velório do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica.

Esperava-se que a mudança só fosse confirmada depois que Lula retornasse da China, onde fez uma visita de Estado. Na sede do Executivo, a avaliação é que a a nomeação de Boulos fortaleceria o diálogo entre o governo e os movimentos sociais.

“O cargo é do presidente da República, ele tira quem ele quiser, na hora que ele quiser. Isso é muito bem resolvido na minha cabeça”, declarou Macêdo.

Lula busca azeitar sua relação com os movimentos sociais, já que precisa ampliar seu eleitorado para o pleito de 2026 caso decida concorrer à reeleição.

O psolista tem bom trânsito com os movimentos sociais e conta com a simpatia do chefe do Executivo, que o apoiou na eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

A ida de Boulos para o Planalto, no entanto, estaria condicionada ao deputado federal apoiar o governo até o fim do mandato. Para isso, não poderia concorrer à reeleição para deputado federal, pois o petista não quer perder mais ministros. A indicação de Boulos para o governo federal pode ser o fim de um capítulo da reforma ministerial, aguardada desde as eleições municipais de 2024. Até agora, Lula só beneficiou o PT.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.