Com renovação de alertas, João Pessoa deve registrar mais de 280 milímetros de chuvas em maio, diz Defesa Civil

O coordenador da defesa civil, Coronel Kelson disse que as chuvas que têm caído na capital paraibana estão dentro do esperado para o mês de maio e prevê 280 milímetros até a próxima terça-feira (20). A informação foi divulgada em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.

“Eu não diria que seja tão assim impressionante porque de fato o mês de maio é um mês que historicamente a gente recebe muita chuva. Só para vocês terem ideia o ano passado choveu 327.8 milímetros, no mês de maio. A média histórica tá na casa dos 282”, explicou o coordenador da defesa civil da capital.

coronel
(foto: reprodução/redes sociais)

Para o coronel, com a renovação dos alertas os números pluviométricos devem ser alcançados. “Até terça-feira a gente chega pelo menos aos 282 milímetros nesses dias”, falou como observou o ClickPB.

Ao ClickPB, o coronel detalhou que de 1º de maio até as 13h28 desta sexta-feira (16) foram registrados 128.8 milímetros na estação pluviométrica João Pessoa.

Alerta de chuvas para municípios da Paraíba

Como trouxe o ClickPB, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas de perigo potencial de chuvas intensas para municípios da Paraíba. Há dois alertas: um amarelo, abrangendo 68 cidades, e outro laranja, abrangendo 23. Alguns do municípios no alerta amarelo, porém, também estão no alerta laranja.

  • CLIQUE AQUI E VEJA LISTA COMPLETA COM MUNICÍPIOS ABRANGIDOS PELOS ALERTAS

Para os municípios em alerta amarelo, há perigo potencial para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Apesar disto, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Este alerta, que começou as 9h32 de ontem (15) é válido até as 23h59 da sexta-feira (16).

Já para os municípios em alerta laranja, podem ocorrer precipitações entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. O alerta teve início as 09h36 de ontem (15) e segue até as 23h59 de hoje (16).

Confira o Arapuan Verdade desta sexta-feira (16):

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.