Objeto incandescente visto no Brasil seria lixo espacial da SpaceX

Moradores de cidades no norte de Minas Gerais relataram na noite de 4ª feira (14.mai.2025) a passagem de um objeto incandescente no céu. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o que aparentava ser uma “bola de fogo”.

De acordo com a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o fenômeno foi provocado por um fragmento do foguete Falcon 9, lançado em 2014 pela SpaceX, empresa de Elon Musk. O objeto teria reentrado na atmosfera terrestre depois de quase 11 anos em órbita.

A “bola de fogo” foi vista principalmente em cidades do norte mineiro, mas também houve relatos de avistamento na Bahia e no Distrito Federal.

O astrônomo Renato Las Casas, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirmou ao g1 ser improvável que o fenômeno tenha sido causado por um meteoro, já que o objeto se deslocava em baixa velocidade. Segundo ele, o provável é que se trate de lixo espacial.

“Os meteoros vêm de muito longe e entram na atmosfera com velocidades muito maiores. Esse objeto, por outro lado, tinha velocidade mais baixa, típica de lixo espacial. Pode ser desde um parafuso até um satélite ou uma peça de foguete”, afirmou Las Casas.

O astrônomo afirmou que o atrito com a atmosfera provocou o superaquecimento do fragmento, que entrou em combustão e se desintegrou parcialmente durante a reentrada.

Segundo a Bramon, o objeto percorreu aproximadamente 1.500 km em cerca de 4 minutos, com velocidade estimada entre 6 km/s e 7 km/s.

O Falcon 9 é um foguete reutilizável projetado para transportar cargas ao espaço. O fragmento que gerou o fenômeno teria se desprendido durante o lançamento em 2014, permanecendo em órbita até sua reentrada nesta semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.