App Store está avisando os usuários de apps que usam pagamento externo

A Apple adotou uma nova medida para informar aos usuários do iPhone na União Europeia (UE) quando um pagamento não for realizado pela App Store. Agora, sempre que um aplicativo usar um sistema externo de pagamento, será exibido um aviso ao usuário. A novidade, ainda que explicativa, deve levar a big tech a arranjar mais problemas com a UE, dado o tom alarmista da mensagem.

Como é o aviso da Apple sobre compras fora da App Store na UE?

Ao abrir um aplicativo na App Store, o usuário pode visualizar um aviso no topo da página informando que o programa utiliza um sistema externo de pagamento. O texto do aviso diz que o app não suporta o sistema de pagamento privado e seguro da App Store, mas sim um sistema externo — além de ter um botão de “Saiba mais”.

Tela da App Store mostrando o aplicativo Instacar, categoria Business. Aviso em destaque informa que o app não suporta o sistema de pagamento privado e seguro da App Store, usando compras externas. Avaliação média é 4.8 com 6.1 mil avaliações. Indicado para maiores de 17 anos. O app está em 5º lugar no ranking da categoria Business. Botão azul com a palavra "Get" para baixar (imagem: reprodução/The Verge)
Aviso da Apple pode ser interpretado como um aviso de risco de segurança (imagem: reprodução/The Verge)

No entanto, o formato do aviso parece tentar persuadir os usuários do iPhone a desistir de baixar o aplicativo. Ao lado da mensagem há um sinal de advertência na cor vermelha. Quem já estudou o básico de teoria das cores e semiótica, ou apenas está vivo e interagindo com o mundo, vai interpretar que o aviso quer assustar os usuários.

Um dos pontos que reforça essa interpretação é a parte do texto que fala do “pagamento privado e seguro da App Store”. Aplicativos confiáveis costumam usar sistemas de pagamento igualmente confiáveis, com segurança e privacidade reforçados. Fazendo um paralelo com o Brasil, um app aqui pode usar a Stone, PicPay, PagBank, Mercado Pago, entre outros, como sistema de pagamento.

O aviso foi detectado pela primeira vez no aplicativo Instacar, feito na Hungria, país-membro da UE. O app fornece um serviço para verificar a quilometragem e valor de carros usados, sendo um dos top 5 aplicativos da categoria negócios no país e com milhares de reviews positivas. Por esses motivos, o Instacar parece ter bastante credibilidade e não necessitaria de um aviso do tipo.

No mês passado, a UE publicou um relatório no qual aponta que a Apple deixa a instalação de lojas de terceiros confusa e trabalhosa. O bloco diz que a big tech deixa o processo longo, exigindo vários cliques em avisos que tentam assustar o usuário. Com esse novo aviso, a Apple pode ter uma nova treta com a UE — eu já perdi as contas de quantas são.

Com informações de Daring Fireball e The Verge

App Store está avisando os usuários de apps que usam pagamento externo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.