Mujica terá funeral aberto ao público; leia os detalhes

O 40º presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta 3ª feira (13.mai.2025), aos 89 anos, vítima de um câncer de esôfago. O cortejo está programado para começar às 12h desta 4ª feira (14.mai.2025), no Palácio Legislativo, e será aberto ao público.

O horário de encerramento do funeral ainda não foi determinado. Após a cerimônia, o corpo será cremado, segundo informações do jornal El Observador.

O percurso começará às 10h da Torre Executiva e seguirá em direção à Rua 18 de Julio. Também passará pela sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, na Rua Tristán Narvaja, pela sede do MPP, pela sede da Frente Ampla e, finalmente, pela Avenida Libertador para chegar ao Palácio Legislativo às 12h.

Andrea Barreto, diretora de Protocolo do Poder Legislativo, forneceu alguns detalhes sobre o velório de Mujica.

Barreto também indicou que o pedido feito pela esposa de Mujica, Lucía Topolansky, foi que “os uruguaios que quisessem vir se despedir pudessem fazê-lo da maneira mais confortável possível, e é nisso que estamos trabalhando”.

“As pessoas poderão entrar pela Libertador a partir das 15h para prestar suas homenagens. O horário ainda não foi definido, mas queremos que seja o mais confortável possível para todos”, acrescentou Barreto, em entrevista à emissora Telemundo.

A diretora de Protocolo também afirmou que não haverá limite de tempo para a despedida de Mujica e que as portas do Palácio Legislativo permanecerão abertas durante a noite toda.

“Eles permanecerão abertos até que a família decida, até que eles queiram ter uma despedida mais privada”, completou Andrea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.