INSS inicia notificação de aposentados e pensionistas sobre descontos de associações

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar notificações para mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios entre março de 2020 e março de 2025.

O aviso tem o objetivo de permitir que esses beneficiários confirmem se autorizaram ou não os descontos feitos por associações e sindicatos.

Importante destacar que o aviso é enviado para todos que tiveram algum desconto registrado, o que não significa, necessariamente, que foram vítimas de fraude.

Confira a seguir como acessar o aviso e como contestar a cobrança, caso não tenha autorizado.

Como acessar a notificação no Meu INSS?

A consulta está disponível exclusivamente no aplicativo ou site do Meu INSS. Veja como acessar:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS na loja do seu celular (Google Play ou App Store) ou acesse o site oficial
  2. Faça login com sua conta gov.br usando CPF e senha
  3. Na barra de busca, digite “consultar descontos de entidades”
  4. Se houver registros, a mensagem exibirá a seguinte informação: “foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.

Para acompanhar mais novidades sobre o INSS, siga a gente no nosso canal do WhatsApp.

Como contestar um desconto não autorizado?

Quem identificar descontos não autorizados poderá contestar diretamente no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 a partir de hoje, dia 14.

O INSS enviará a contestação à entidade responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar a autorização.

Leia também: Descontos indevidos na aposentadoria ou pensão: o que são? 

Caso não apresente comprovação, a associação deverá devolver os valores ao INSS, que repassará ao beneficiário.

Se houver negativa da devolução, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para cobrança judicial.

Atenção aos golpes

O INSS reforça que não realiza nenhum contato por telefone, e-mail ou SMS para tratar sobre devoluções de valores. Toda a comunicação oficial acontece apenas pelo aplicativo Meu INSS e pela central 135.

Confira: 7 golpes contra aposentados do INSS e como evitar 

Desconfie de qualquer mensagem que peça dados pessoais ou bancários por outros canais. Em caso de dúvidas, consulte apenas os canais oficiais.

Atendimento presencial está em estudo

O INSS informou que avalia formas de atender aposentados e pensionistas que não têm acesso à internet ou telefone.

A proposta em análise inclui o atendimento presencial em unidades dos Correios, da Caixa Econômica Federal e outras instituições com presença em todo o país.

O objetivo é garantir que todos os segurados possam verificar os descontos e contestar, se necessário, mesmo sem acesso digital.

Veja mais atualizações como essa e receba dicas e informações úteis direto no seu e-mail.

Receba notícias em primeira mão


Selecione um ou mais assuntos de interesse:






Ao clicar em ‘Quero receber notícias’, declaro que conheço a Política de Privacidade da meutudo e autorizo a utilização das minhas informações para receber e-mails e notificações.

Carregando…

e fique por dentro das próximas novidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.