Estudantes do Pará vencem desafio nos EUA com app para crianças com autismo

Um grupo de quatro estudantes da Escola Estadual Stella Maris, localizada no município de Soure, na Ilha do Marajó fizeram história ao vencerem nacionalmente a 7ª edição do Desafio Tack com o aplicativo “My Tea”. A ferramenta digital foi criada com o objetivo de ajudar crianças especialmente dos 5 aos 12 anos de idade diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como premiação, os jovens vão representar o Brasil na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizado em Boston, nos Estados Unidos.A equipe é composta por Maria de Lourdes dos Passos Ferreira, Yuri Vinícius Figueiredo Souza, Ana Beatriz Saldanha Miranda da Cruz Favacho e Jorge Aruã Machado Nakabayashi, todos alunos da rede pública estadual. Com idades entre 14 e 17 anos, os jovens integraram a equipe “Nortack”, com orientaçãodo professor de Língua Portuguesa José Fernando Santos. Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsAppAplicativo ‘My Tea’A ferramente oferece os seguintes recursos: Jogos de fala, interação visual e tátil, músicas e historinhas;Sistema de recompensas, onde as crianças ganham moedinhas ao concluir tarefas e podem trocar por itens de personalização;Gestor de rotina, que permite aos pais organizarem o dia a dia dos filhos, incentivando a autonomia;Acesso facilitado a profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos e cabeleireiros.“Nosso objetivo foi criar um ambiente interativo e acolhedor, que ajude essas crianças a desenvolverem suas habilidades de forma divertida”, explicou Ana Beatriz. Para o estudante Yuri Vinícius, participar do projeto e viajar para os EUA foi uma experiência transformadora. “É um sonho realizado. Às vezes, pessoas passam a vida inteira sem uma oportunidade dessas. Quero levar isso para sempre comigo.”Brazil ConferenceOrganizada anualmente por estudantes brasileiros em Boston, a Brazil Conference reúne líderes, cientistas, empreendedores e artistas que tem como foco a inovação, inclusão e o desenvolvimento sustentável. Toda a participação dos alunos foi custeada pela organização do evento, incluindo passagens e hospedagem.Michele França, da Junior Achievement Rio de Janeiro, organização responsável pelo Desafio Tack, destacou a importância da iniciativa. “Ficamos impressionados com o talento e a sensibilidade dos estudantes. Ver jovens da Amazônia propondo soluções reais e apresentando isso em Harvard é emocionante.”Educação pública que transformaA vitória no Desafio Tack foi celebrada pela comunidade escolar em Soure. A professora Carla Lobato, que incentivou a inscrição da equipe, ressaltou o impacto da experiência: “Eles estão vivendo um momento único. Isso mostra que a educação pública tem força e qualidade. Esse feito inspira toda a escola.”
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