Como fazer pasta brilha alumínio caseira: aqui em casa não fico mais sem ela na cozinha

pasta brilha alumínio caseira

pasta brilha alumínio caseira
pasta brilha alumínio caseira

Transforme suas panelas, assadeiras e utensílios de alumínio com a essa eficiente pasta brilha alumínio caseira. Esta receita simples que o canal Kdelícia cozinha Ana Cláudia nos apresenta e tudo o que você precisa para restaurar o brilho de suas panelas. Só faz, é top!

Como fazer pasta brilha alumínio caseira

Para fazer pasta brilha alumínio caseira iremos precisar de etanol acetona, detergente, vinagre de álcool, óleo, soda cáustica 96-99% diluida em 200 ml de água fria, açúcar diluido em 100 ml de água fervente. É fundamental colocar luvas, óculos e máscara de proteção antes de iniciar o processo, para evitar acidentes com o manuseio da soda cáustica que pode causar queimaduras. Vamos primeiramente, colocar numa bacia grande, o óleo, o etanol e misturar bem até ficar esbranquiçado. Em seguida iremos adicionar os demais ingredientes, seguindo a sequência de adição e conforme o passo a passo. Vamos armazenar em potes com tampa, e deixar descansar por 21 dias, para utilizar, para que a soda cáustica pare de agir. Depois disso é só utilizar essa maravilha de pasta!

Ingredientes da receita de pasta brilha alumínio caseira

  • 300 ml de etanol
  • 50 ml de acetona
  • 50 ml de detergente
  • 50 ml de vinagre de álcool
  • 1 litro de óleo
  • 6 colheres(sopa) de soda cáustica em escamas 96-99% diluída em 200 ml de água fria
  • 2 colheres(sopa) de açúcar diluido em 100 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. É importante utilizar luvas,óculos e máscara de proteção antes de iniciar o processo, para evitar acidentes com o manuseio da soda cáustica.
  2. Numa bacia grande coloque o óleo, o etanol, e misture bem por 5 minutos até ficar esbranquiçado.
  3. Acrescente a soda cáustica diluída e fria ( deixe descansar por 1 hora para esfriar bem) e misture com cuidado até a mistura ficar com cor de guaraná.
  4. Continue misturando o tempo todo, até atingir o ponto de vela, que é a saponificação da mistura, quer dizer vai criar uma nata por cima e formar o sabão e a textura vai parecer vela derretida.
  5. Adicione o açúcar diluído na água fervente ( glicerina caseira) misture bem, coloque o vinagre, o detergente, a acetona e misture muito bem para incorporar todos os ingredientes.
  6. Nesse momento a mistura estará bem cremosa e com uma coloração bege clara. Armazene em potes com tampa ( capacidade 200 ml).
  7. Deixe descansar por “21 dias” para que a soda cáustica pare de agir, pois do contrário suas mãos irão ficar toda enrugada.
  8. E você aprendeu a fazer a mais eficiente pasta brilha aluminio caseira do mundo!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.