A verdade que ninguém te contou sobre disciplina (e por que ela falha com você)

A gente vive cercado por vídeos motivacionais de gente sarada, rica e com frases prontas tipo: “você só precisa de disciplina!”. Aí você tenta entrar no modo viking: acordar cedo, fazer dieta, treinar forte… mas 4 dias depois tá largado no sofá vendo série comendo pipoca doce. Quem nunca, né?

Aí você pensa: “sou um fracasso, não tenho disciplina.” Mas a real é: disciplina, do jeito que falam por aí, não existe.

Ninguém faz as coisas só por força de vontade. Ela acaba. E o hábito sozinho não resolve. O que faz a diferença de verdade é um autêntico e forte MOTIVO que te levará a AÇÃO, ou melhor, motivação. Aquela razão clara e verdadeira para agir.

Disciplina nada mais é do que motivação bem organizada. Se você acorda cedo para correr na chuva, não é disciplina: é sua motivação baseada em um objetivo bem definido que, se você não treinar naquele dia, isso vai te deixar mais distante do seu objetivo.

Mas tem um detalhe: muita gente está motivada pelos motivos errados. Pelos desejos dos outros: o que os pais querem, o que a internet mostra, o que a sociedade empurra. E é por isso que a maioria das motivações não duram. A gente desanima. Então propaga-se por aí de que motivação acaba mas a disciplina não. Só que disciplina, fora de um contexto restritivo, não é viável a longo prazo.

Por isso, o segredo é achar esse motivo genuíno, a resposta verdadeira do “porquê estou fazendo isso?”. Se você não sabe o que quer da vida, tudo que você se propuser a fazer, vai parecer difícil. Então comece simples:

Primeiro, faça uma lista de tudo que você gostaria de conquistar. Sem filtros, tudo que vier à sua cabeça.

Em segundo, separe o que é desejo seu e o que é influência externa. Risque os motivos que não existiriam sem a rede social, sem a influência dos seus pais.

Terceiro, com o que sobrou, escolha uma coisa pequena pra começar, que só dependa de você e comece com o mínimo. Se for, por exemplo, começar a correr: 20 minutos entre caminhada e corrida. Entrar em forma? 5 flexões e abdominais diários. Estudar para passar em um concurso? 15 minutos de sessão por dia.

Quarto passo, quando a dúvida aparecer, lembre-se que esse motivo é seu, único. Mesmo que ninguém veja. Mesmo que pareça pouco. Se for seu, é poderoso.

E no fim, o que vai te transformar não é a disciplina.
É o amor próprio de cumprir a promessa que fez a você mesmo.
É agir, todos os dias, para se tornar quem você quer ser.

E quando isso acontece, a disciplina vira só mais um nome bonito para sua motivação em movimento. Disciplina não é um valor, é apenas um nome para o que você consegue fazer como hábito, porque construiu uma motivação forte, real e duradoura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.