PF investiga fraudes em contas na plataforma Gov.br

A PF (Polícia Federal) iniciou uma operação para identificar e prender integrantes de associação criminosa responsável por burlar o sistema de proteção e invadir contas Gov.br nesta 3ª feira (13.mai.2025).

A “Operação Face Off” pretende desarticular uma associação criminosa especializada em utilizar técnicas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica, ou seja, de identificação de identidade.

Dessa forma, os criminosos passam a controlar os perfis, conseguem acesso a dados sensíveis, documentos e podem até mesmo assinar documentos em nome do invadido. Segundo a PF, os fraudadores podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

“As investigações revelaram que os criminosos simulavam traços faciais de terceiros para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis”, declara a PF em nota.

No momento, são cumpridos 5 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão nos Estados de SP, MG, CE, PB, MT, SC, PR, RJ e TO. Todos expedidos pela Justiça Federal de Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.