Chinesa Meituan confirma lançamento no Brasil para concorrer com iFood

Maior empresa de delivery da China, a Meituan anunciou que entrará no Brasil, com um plano de investimentos de R$ 5,6 bilhões para os próximos cinco anos. A companhia promete “transformar” o setor de entregas de comida no Brasil, atualmente dominado pelo iFood.

O anúncio foi feito em Pequim (China) pelo CEO da Meituan, Wang Xing. A expansão da Meituan já era esperada desde abril de 2025, quando o NeoFeed antecipou esta notícia.

De acordo com a Bloomberg Linea, a operação brasileira será conduzida pela KeeTa, subsidiária da Meituan responsável por tocar os negócios também em Hong Kong e na Arábia Saudita.

Ainda não se sabe quando os serviços vão começar, mas fontes ouvidas pelo NeoFeed apontavam entre o fim de 2025 e o começo de 2026. O foco inicial deve ser mesmo o delivery de refeições — na China, a empresa atua de forma mais ampla, incluindo vendas de ingressos, entregas de medicamentos e reservas de viagens.

Como ficará o mercado de delivery no Brasil?

Por aqui, a grande concorrente da empresa chinesa será o iFood, que detém 70% do market share do setor de delivery de refeições e tem procurado ampliar sua presença, investindo em serviços de gestão dos salões de restaurantes. O iFood é controlado pelo grupo de investimentos Prosus, que também tem uma fatia de 4% da própria Meituan.

Outra empresa que vai explorar este mercado é a 99, que pretende investir R$ 1 bilhão para retomar o 99Food, descontinuado em 2023. A 99 é controlada pela chinesa DiDi.

Quem já está presente por aqui e também quer aumentar sua participação é a Rappi: a companhia vai investir R$ 1,4 bilhão até 2028, com o objetivo de dobrar o número de parceiros e isentar de taxas os restaurantes.

Como nota a Bloomberg Linea, o Brasil é considerado o quarto maior mercado de delivery do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as entregas de refeições movimentaram R$ 455 bilhões em 2024.

Com informações da Bloomberg Linea

Chinesa Meituan confirma lançamento no Brasil para concorrer com iFood

Adicionar aos favoritos o Link permanente.