CEO da Cloudflare adverte: a web como conhecemos está morrendo

Matthew Prince é cofundador e CEO da Cloudflare, companhia que fornece serviços de otimização e segurança para milhões de sites em todo o mundo. É com base nessa posição que o executivo alertou em uma entrevista recente: a inteligência artificial está destruindo o modelo de negócio de grande parte dessas páginas.

Prince se refere principalmente ao crescimento do chamado “zero clique”. Esse comportamento ocorre quando o usuário encontra o que precisa ao fazer uma busca na web sem ter que clicar em nenhum link nos resultados.

Se os links não são clicados, os sites relacionados a eles não são acessados. Logo, essas páginas deixam de gerar receita com publicidade online ou com vendas, por exemplo.

A principal causa para esse fenômeno é a IA generativa. Serviços como ChatGPT e Google Gemini permitem que o usuário obtenha a informação da qual precisa na mesma tela de interação com essas ferramentas, sem que a pessoa tenha que acessar páginas externar para isso.

Não é que esses serviços não disponibilizem links complementares às respostas dadas. O problema é que a taxa de cliques nesses endereços é consideravelmente mais baixa em relação aos resultados das buscas convencionais. “Hoje, 75% das buscas são respondidas sem que você saia do Google”, complementou Prince.

O executivo também observou que, há cerca de dez anos, o Google levava um visitante para cada duas páginas que tinham dados coletados pelo buscador. Atualmente, essa proporção está em um acesso para cada seis páginas.

O que pode acontecer com a web?

O principal problema é que, sem uma quantidade razoável de acessos, a permanência dos sites afetados na web pode se tornar inviável. Além disso, muitos produtores de conteúdo poderão se sentir desmotivados a seguir com essa atividade por saberem que suas páginas servirão de base de dados para serviços de IA sem que nenhuma contrapartida seja oferecida.

O modelo de negócios da web não poderá sobreviver a menos que ocorra alguma mudança, pois cada vez mais as respostas às perguntas que você faz não o levarão à fonte original, mas a alguma derivação dessa fonte.

E, se os criadores de conteúdo não conseguem extrair valor daquilo que estão fazendo, eles deixarão de criar conteúdo original.

Matthew Prince, CEO da Cloudflare

O executivo também contou que 80% das empresas de IA usam a Cloudflare e que os serviços da companhia estão presentes em 20% a 30% dos sites na web. “Então, estamos no meio disso. E acho que parte do que estamos pensando é sobre isso [como lidar com o problema]”.

Com informações de Council on Foreign Relations e TechSpot

CEO da Cloudflare adverte: a web como conhecemos está morrendo

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