Aposentados devem checar se caíram na fraude do INSS e pedir ressarcimento

Após a divulgação da Operação Sem Desconto realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Polícia Federal no dia 23 de abril, muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a se perguntar: “como saber se fui vítima da fraude INSS?”

A investigação revelou um esquema de descontos indevidos aplicados por sindicatos e associações, gerando um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões.

A seguir, confira quem pode ter sido afetado, como verificar e o que fazer para pedir o ressarcimento.

Quais foram as vítimas da fraude do INSS?

As vítimas da fraude do INSS foram aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados automaticamente do benefício por associações ou sindicatos, mesmo sem nunca terem se filiado ou autorizado esses descontos.

Para alertar os afetados, o INSS informou que começará a enviar comunicados a partir de terça-feira (13) por meio da plataforma Meu INSS. Ao todo, cerca de 9 milhões de pessoas devem receber o aviso.

Leia também: Quais são os sindicatos dos aposentados do INSS?

Continue se informando com os nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Como checar se fui vítima da fraude do INSS?

Para saber se você foi vítima da fraude do INSS, siga este passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo meu INSS
  2. Na tela inicial, clique em “Extratos”
  3. Clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”
  4. Toque na seta no canto direito da tela para visualizar todos os detalhes, ou selecione “Baixar documento”
  5. Procure por termos como “débito associação” ou “mensalidade associativa”
  6. Caso identifique descontos indevidos na aposentadoria ou pensão, é possível bloqueá-los ou excluí-los

Importante: o INSS orienta que a consulta seja feita para o período de 2019 a 2024. De acordo com auditoria interna, o valor médio dos descontos mensais entre janeiro de 2023 e maio de 2024 foi de R$ 39,74.

Fui vítima do INSS, como pedir ressarcimento?

Se você foi vítima da fraude do INSS, o primeiro passo é acessar o Meu INSS e solicitar a exclusão do desconto indevido. Confira como fazer:

  1. Acesse o site ou aplicativo meu INSS
  2. Na barra de pesquisa, digite “Excluir Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício” e selecione a opção correspondente
  3. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Caso o sistema esteja indisponível, é possível realizar a solicitação através da Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Feito isso, entre em contato diretamente com a associação ou sindicato responsável para contestar a cobrança indevida e pedir o ressarcimento.

Geralmente, o telefone 0800 da entidade aparece no extrato de pagamento do benefício, ao lado do valor descontado.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail e aproveite para acompanhar as novidades também pelo nosso Canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.