Nem só de Oktoberfest vive Blumenau: por que a cidade dominou as redes sociais no Brasil

Imagem mostra rua XV de Novembro, em Blumenau, cheia de pessoas caminhando com seus cachorros. Na imagem é possível ver também parte de uma construção enxaimel

Recentemente, Blumenau conquistou um importante reconhecimento, sendo apontada como um dos lugares mais citados do Brasil – Foto: rotadelazerbnu/Reprodução ND

Blumenau é conhecida por sua forte tradição germânica e por sediar a maior festa Alemã das Américas, a Oktoberfest. Recentemente, o município conquistou um importante reconhecimento, sendo apontada como um dos lugares mais citados do Brasil. A notícia foi recebida com alegria pela Administração Municipal, ainda que sem surpresa.

“A gente recebe essa notícia com bastante alegria e entusiasmo, mas não com surpresa, porque Blumenau é uma cidade que vem trabalhando há muito tempo nos seus eventos”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.

Ele destacou que, embora a Oktoberfest seja o principal cartão de visitas, outros eventos têm se consolidado ao longo dos anos como importantes atrativos, como o Natal em Blumenau, a Páscoa e o Réveillon, que têm contribuído para manter os turistas na cidade por mais tempo e incentivar o turismo por recomendação.

Apesar de a Oktoberfest ser um evento consolidado e internacionalmente reconhecido, Blumenau busca não depender exclusivamente dela – Foto: Júlio Maistroviz DM Fotos/Reprodução ND

Blumenau, a mais citada nas redes

A atuação estratégica nas redes sociais também foi citada pelo secretário como um diferencial no crescimento da visibilidade da cidade. “A equipe interna tem tido grande êxito na forma como comunica nesses novos meios. Isso tem feito diferença para que o destino Blumenau possa alcançar mais pessoas”, comentou.

Na avaliação da Secretaria, o sucesso vai além da divulgação eficiente. Ele está diretamente ligado à excelência na execução dos eventos — tanto os voltados ao lazer quanto aos de negócios, como feiras e exposições no Parque Vila Germânica. “Acho que tudo isso é um grande conjunto que faz com que a gente possa receber resultados precisos como esse.”

Oktoberfest Blumenau

Apesar de a Oktoberfest ser um evento consolidado e internacionalmente reconhecido, Blumenau busca não depender exclusivamente dela. “A Oktober é o carro-chefe e nosso cartão de visitas, mas a excelência que ela tem se transmite aos demais eventos”, explicou o representante, ressaltando a preocupação em manter um padrão de qualidade elevado em todas as iniciativas.

Além da comunicação digital, Blumenau também investe na promoção presencial em grandes feiras e eventos pelo país, o que fortalece a imagem institucional do destino e desperta o interesse do público.

Pensando no futuro, a Secretaria de Turismo está finalizando um novo planejamento estratégico. “Queremos ser mais eficientes durante o ano inteiro, de janeiro a dezembro, buscando um fluxo turístico mais consistente. Tenho certeza de que, em breve, teremos resultados expressivos ao longo de todo o ano”, concluiu.

Imagem mostra trenzinho desfilando na rua XV de Novembro durante a Oktoberfest. Na frente do trem há duas pessoas se balançando numa espécie de balanço no estilo germânico

Último desfile da 39ª Oktoberfest Blumenau reúne mais de 20 mil espectadores – Foto: Michele Lamin/Reprodução ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.