Domicílios com Bolsa Família recua na Paraíba após três anos de crescimento, mas estado ainda é o 5º com mais beneficiários

Em 2024, 35% dos domicílios paraibanos — o equivalente a 510 mil residências — declararam receber recursos do programa Bolsa Família. O dado representa uma redução em relação a 2023, quando o percentual havia atingido o maior nível da série histórica: 38,8% (570 mil domicílios).

  • Governo da Paraíba e Caixa Econômica renovam contrato do Abono Natalino, que beneficia 669 mil paraibanos
  • Tarcísio Jardim critica Bolsa Família e diz que programa está gerando juventude “nem nem”: “Nem trabalham, nem estudam”

A queda interrompe uma sequência de três anos consecutivos de crescimento, tanto em termos absolutos quanto relativos.

Apesar do recuo, a Paraíba ainda figura entre os estados com maior proporção de domicílios beneficiados pelo programa em 2024, ocupando a quinta posição nacional.

Ficou atrás apenas do Maranhão (41,3%), Piauí (41,2%), Pará (38,2%) e Amazonas (35,2%). O percentual paraibano supera tanto a média regional do Nordeste (34,6%) quanto a média nacional (18,7%).

Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome.

O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, aquelas com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.