Bolsonaristas criticam viagem de Lula à Rússia: “Conduta vergonhosa”

Políticos bolsonaristas usaram seus perfis em redes sociais para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua viagem à Rússia. Acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula participa nesta 6ª feira (9.mai.2025) das celebrações dos 80º aniversário do Dia da Vitória, marco do triunfo militar da então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) sobre a Alemanha nazista.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) um vídeo com uma montagem de fotos de Lula ao lado de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e de Miguel Díaz-Canel, líder de Cuba. Na imagem, acima da manchete “Lula se encontrará com ditadores de Cuba e Venezuela na Rússia”, o senador questiona: “Lula vai pedir conselho para os amigos?”

Ao contrário de Flávio, que não mencionou Putin em sua publicação, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou Lula pelo encontro com o mandatário russo. Na 5ª feira (8.mai), Lula e Janja foram recebidos por Putin, que ofereceu também um jantar ao chefe do Executivo brasileiro.

Moro escreveu que, como senador pelo Paraná, Estado “com cerca de 500 mil descendentes de ucranianos”, considerava a conduta de Lula “ofensiva e vergonhosa”. Em 2022, a Rússia realizou uma invasão em larga escala contra a Ucrânia, país com quem trava uma guerra desde então.

Assista ao encontro entre Lula e Putin (2min):

Junto a um vídeo com um trecho do encontro de Lula, Janja e Putin, Moro escreveu: “Lula não satisfeito em ir a Moscou para aplaudir as tropas russas que invadiram a Ucrânia, abraçou calorosamente Vladimir Putin por sua própria iniciativa”.

Sobre o tema da viagem de Lula a Moscou, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) apenas repostou a publicação da vereadora Roberta Lopes (PL-MG), de Juiz de Fora.

Democracia para a esquerda não passa de pura falácia eleitoral. Na prática, é exatamente ao contrário, como o novo mapa-múndi de Pochmann”, escreveu Lopes, replicada por Ferreira, em referência a uma publicação do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que exibia um mapa invertido, com o Brasil no centro e o Sul global ao norte.

Tanto Nikolas quanto Flávio mantiveram como alvo de suas críticas somente o presidente Lula, excluindo qualquer menção a Putin. Em 2022, dias antes da invasão russa à Ucrânia, Jair Bolsonaro (PL) e uma comitiva brasileira foram à Rússia e encontraram-se com Putin.

Na ocasião, o então presidente afirmou que o encontro com Putin havia sido “espetacular” e produtivo para debater o assunto da importação de fertilizantes pelo Brasil. Dias depois do ataque, Bolsonaro disse que o líder russo era um dos homens mais poderosos do mundo e defendeu que o Brasil mantivesse uma posição de “neutralidade” em relação ao conflito.

VIAGEM DE LULA À RÚSSIA

O presidente Lula embarcou na 3ª feira (6.mai) para Moscou, onde terá a missão de “diversificar a pauta exportadora” do Brasil com a Rússia, segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia.

De acordo com o embaixador, em conversa com jornalistas, o Brasil busca “reequilibrar a balança” comercial com a Rússia e com a China, destino subsequente do presidente.

Há o interesse brasileiro de que as relações comerciais entre os países não se limitem apenas ao grande volume de combustíveis e fertilizantes que protagonizam as exportações.


Leia mais:

  • Lula vai a jantar oferecido por Putin 1 dia antes do Dia da Vitória
  • Lula vai a desfile em Moscou com 18 líderes autocráticos
  • Lula chega a Moscou para “reafirmar compromisso com multilateralismo”
  • Janja discursa em Moscou sobre assistência de educação internacional
  • Vereador de Curitiba move ação contra Janja por viagens internacionais
  • Lula vai à Rússia e China para diversificar exportações, diz embaixador
Adicionar aos favoritos o Link permanente.