Políticos brasileiros comemoram escolha de novo papa

Políticos brasileiros comemoram a escolha do novo papa nesta 5ª feira (8.mai.2025). O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito no 2º dia do conclave, depois de 4 votações, o novo líder da Igreja Católica. É o 1º norte-americano.

Prevost escolheu o nome papal Leão 14. Ele sucede ao papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos. Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e congressistas usaram seus perfis nas redes sociais desejar um bom pontificado.

Católico, o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), disse confiar que, sob o papado de Leão 14, a Igreja Católica Apostólica Romana irá perseverar na “missão evangelizadora, inspirando paz, união e esperança a toda a humanidade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o papa Leão 14 tem a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado do papa Francisco, marcado pela “tolerância, diálogo e pacificação”.

E declarou: “Todos nós seguidores da fé cristã desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo pontífice”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desejou ao Leão 14 que a sua missão fosse marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que, segundo ele, sustentam a civilização.

“Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra”, declarou.

Eis outras manifestações sobre o novo líder da Igreja Católica.

  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda:

  • André Fufuca, ministro do Esporte:

  • Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome:

  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia:

  • Flavio Bolsonaro (PL-RJ), senador:

  • José Guimarães (PT-CE), deputado e líder do Governo na Câmara dos Deputados:

  • Zé Trovão (PL-SC), deputado:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.