Premier League domina contratos de material esportivo

Os contratos de fornecimento de material esportivo continuam sendo uma das principais fontes de receita para clubes de futebol europeus. Os mais recentes movimentos no mercado reforçam a disputa entre as marcas pelo domínio global do setor.

A Premier League-principal campeonato da Inglaterra- domina o ranking: 7 dos 10 maiores contratos de fornecimento de material esportivo são com clubes ingleses, favorecidos pela audiência e receitas de direitos de transmissão. A exceção entre os não ingleses são os espanhóis Barcelona – 127 milhões de euros e Real Madrid– 120 milhões de euros-, que ocupam o 1º e 2º lugares no ranking global de patrocínios.

O Liverpool firmou um novo acordo com a Adidas em março, válido a partir de 2025, no valor de 72 milhões de euros por temporada — um salto de 14 milhões de euros em relação ao contrato anterior com a Nike, que pagava 58 milhões de euros por ano. 

Outro destaque é o Newcastle United. Impulsionado pelo investimento saudita e conquistas recentes, o clube assinou com a Adidas um contrato de 35 milhões de euros por temporada — um aumento de 500% em comparação com o patrocínio anterior da Castore – 5,8 milhões de euros por temporada.

Entre os clubes líderes, uma tendência se confirma: contratos de longo prazo. Todos os 10 principais acordos têm validade até pelo menos 2027.

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