Hyundai Elexio 2025 chega elétrico e cheio de estilo para brigar no mercado chinês

Hyundai aposta no mercado chinês com um modelo inédito e elétrico. O Elexio é o novo SUV da marca sul-coreana pensado e desenvolvido exclusivamente para a China, resultado direto da cooperação com a BAIC. O veículo não traz nenhuma conexão com a linha Ioniq e adota uma identidade visual própria, voltada aos gostos locais e ao contexto competitivo regional.

Pontos Principais:

  • Hyundai Elexio foi desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês.
  • SUV elétrico tem autonomia de até 700 km e recarga rápida em 27 minutos.
  • Modelo traz faróis com desenho “Lucky 8” e visual sem grade frontal.
  • Equipado com chip Qualcomm SA 8295P e direção assistida Nível 2+.

A proposta é de um crossover médio com visual robusto, lanternas e faróis com assinatura em cubos, que remetem ao número 8, considerado de sorte no país asiático. A dianteira é marcada por uma faixa iluminada que substitui a tradicional grade superior. Toda a construção visual parece buscar impacto direto nos consumidores chineses, desde os elementos estéticos até os detalhes que remetem à moda e cultura locais.

O SUV é parte da estratégia de sobrevivência da Hyundai em um mercado onde sua presença encolheu drasticamente nos últimos anos. Em 2016, a marca vendeu mais de 1 milhão de unidades no país, número que caiu para cerca de 151 mil em 2024. O Elexio aparece como símbolo de tentativa de retomada, integrando um novo ciclo de investimento bilionário compartilhado com a BAIC.

Desenvolvimento e produção

A Hyundai criou um SUV só pra China! O nome é Elexio, e ele parece saído de um filme futurista. Nada de Ioniq aqui, o papo é outro.
A Hyundai criou um SUV só pra China! O nome é Elexio, e ele parece saído de um filme futurista. Nada de Ioniq aqui, o papo é outro.

O Hyundai Elexio não é apenas um carro projetado para a China. Ele é fruto de um desenvolvimento iniciado há cinco anos, conduzido nos centros de pesquisa e desenvolvimento da marca em Xangai e Yantai. O projeto envolveu desde o desenho da carroceria até a incorporação de tecnologias específicas para as demandas chinesas.

A plataforma utilizada não foi oficialmente divulgada, mas a produção está atrelada à estrutura remanescente da Hyundai no país, que atualmente opera com apenas três fábricas após fechar duas unidades nos últimos anos. Ainda não há qualquer previsão de exportação do Elexio para outros mercados.

O modelo será fabricado em parceria com a Beijing Hyundai, a joint venture formada entre a Hyundai e a BAIC. Essa aliança responde por todas as ações da marca no território chinês, incluindo produção, pesquisa e desenvolvimento de veículos adaptados às exigências do maior mercado automotivo do mundo.

Motorização e autonomia

O Hyundai Elexio tem motor elétrico ainda não detalhado pela marca, mas já se sabe que a autonomia chega a 700 km e a tração deve ser dianteira, com foco em uso urbano.
O Hyundai Elexio tem motor elétrico ainda não detalhado pela marca, mas já se sabe que a autonomia chega a 700 km e a tração deve ser dianteira, com foco em uso urbano.

Mesmo com o anúncio oficial do modelo, a Hyundai optou por manter em sigilo os dados completos do conjunto motriz. A única informação técnica divulgada com clareza foi a autonomia, que chega a até 700 km com uma única carga, dependendo do ciclo adotado.

O tempo de recarga também foi antecipado: entre 30% e 80% da bateria pode ser restaurado em 27 minutos, com uso de carregadores rápidos. Essa capacidade o coloca em um patamar competitivo dentro do segmento de elétricos médios.

Por ora, não foi confirmada uma versão com dois motores ou tração integral. A expectativa é que o Elexio mantenha apenas a tração dianteira, alinhado com o posicionamento urbano e familiar que o modelo pretende adotar dentro do portfólio da marca no país.

Tecnologia e conectividade

O Elexio estreia com o processador automotivo Qualcomm SA 8295P, uma CPU de alto desempenho projetada para carros conectados. O chip garante integração nativa entre dispositivos móveis e sistemas do veículo, permitindo espelhamento, conectividade em tempo real e processamento de dados em múltiplas interfaces.

Além disso, o SUV contará com direção assistida em Nível 2+, desenvolvida com suporte da empresa chinesa Hongmeng Zhixing. Esse sistema permite condução parcialmente autônoma em determinadas condições de tráfego, especialmente em vias expressas.

Essas soluções colocam o modelo em sintonia com as tendências mais recentes da indústria automotiva da China, onde os recursos digitais e a conectividade têm se tornado fatores decisivos no momento da compra, especialmente entre consumidores mais jovens.

Design externo e elementos visuais

A Hyundai tá apostando alto: investiu mais de 1 bilhão com os chineses pra tentar voltar ao jogo. Será que o Elexio é o trunfo?
A Hyundai tá apostando alto: investiu mais de 1 bilhão com os chineses pra tentar voltar ao jogo. Será que o Elexio é o trunfo?

A carroceria do Hyundai Elexio segue um estilo volumoso e curvilíneo, com destaque para as colunas C com acabamento contrastante e barras invertidas que remetem ao visual do Hyundai Kona de segunda geração. Na traseira, as lanternas em LED se fundem ao para-choque, criando uma sensação de unidade no conjunto visual.

A frente não possui grade tradicional e adota uma barra luminosa texturizada, que se destaca por lembrar um acessório de moda. Nas laterais, maçanetas embutidas e rodas de liga leve em dois tons complementam o design, que também inclui barras de teto e um spoiler traseiro integrado ao teto.

Não há limpador de vidro traseiro visível, o que sugere que o modelo adota um sistema oculto de limpeza embutido no spoiler. Os acabamentos em preto brilhante em regiões como para-lamas e saias laterais completam a proposta visual apresentada.

Mercado e estratégia

Mas segura essa: o Elexio não deve sair da China tão cedo. Bonito, tecnológico, exclusivo... e só quem mora lá vai poder comprar.
Mas segura essa: o Elexio não deve sair da China tão cedo. Bonito, tecnológico, exclusivo… e só quem mora lá vai poder comprar.

A Hyundai decidiu apostar no Elexio como resposta à sua perda de relevância na China, onde sua fatia de mercado caiu de forma abrupta nos últimos anos. O lançamento do modelo coincide com o anúncio de um investimento de US$ 1,1 bilhão para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos locais.

Esse valor será dividido igualmente entre a Hyundai e a BAIC, com foco na produção de novos modelos alinhados aos padrões e gostos chineses. A intenção é recuperar parte do espaço perdido para concorrentes locais como BYD, Nio, Xpeng e Geely.

A marca sul-coreana não confirmou se haverá expansão do Elexio para mercados como Sudeste Asiático ou América do Sul. Por ora, tudo indica que o modelo permanecerá restrito à China, tanto em termos de produção quanto de comercialização.

Fonte: Yahoo, Electrek, Thekoreancarblog e Motor1.

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