Golpes no Dia das Mães aumentam e bancos fazem alerta ao consumidor

O Dia das Mães é uma das datas mais movimentadas do comércio brasileiro, mas também um dos períodos preferidos por golpistas para aplicar fraudes.

Diante desse cenário, entidades como a Febraban e a Associação Brasileira de Bancos reforçaram os alertas sobre os principais golpes em circulação e divulgaram orientações sobre como se proteger.

Confira a seguir quais fraudes podem ser mais comuns em 2025 e o que fazer para não cair nessas armadilhas.

Alerta da Febraban: mais golpes no Dia das Mães exigem atenção

Com o aumento das compras online e o apelo emocional da data, o Dia das Mães tem se tornado um dos períodos mais visados por golpistas.

A Febraban alertou para um crescimento expressivo de fraudes em compras físicas e virtuais neste período.

Segundo a entidade, criminosos aproveitam a pressa e empolgação dos consumidores para aplicar armadilhas em e-commerces falsos, maquininhas de cartão adulteradas e até mesmo com perfis patrocinados em redes sociais.

A recomendação é redobrar os cuidados e desconfiar de promoções muito vantajosas.

Principais golpes aplicados no Dia das Mães

Durante a semana do Dia das Mães, alguns golpes são recorrentes e já fizeram milhares de vítimas em todo o país. Veja os mais comuns:

  • Golpe do falso pedido online: criminosos criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas e oferecem produtos com grandes descontos. Após o pagamento, o pedido não é entregue e os dados da vítima são usados em fraudes
  • Golpe com maquininha manipulada: se passando por entregadores de brindes, os golpistas pedem que a vítima pague uma taxa simbólica, geralmente de entrega, com cartão. A maquininha está adulterada ou com visor danificado, fazendo com que o valor cobrado seja muito superior ao informado
  • Golpe da falsa central de atendimento: os golpistas entram em contato por telefone, e-mail ou mensagem de texto, se passando por instituições financeiras. Com a desculpa de uma compra suspeita, pedem confirmação de dados e senha para aplicar o golpe
  • Golpe por SMS e redes sociais: mensagens de texto e anúncios patrocinados com promoções falsas levam o consumidor a clicar em links perigosos. Essas páginas solicitam dados bancários e informações pessoais que são usados para acessar contas e aplicar fraudes

Leia mais: Como saber se um site é seguro e não golpe? Proteja-se 

Quer acompanhar mais novidades em primeira mão? Siga a gente no nosso canal do WhatsApp e confira as principais notícias!

Como se proteger nas compras do Dia das Mães

Mesmo diante de tantas ameaças, é possível comprar com segurança nesta data. A Febraban e a Associação Brasileira de Bancos reforçam os seguintes cuidados:

  • Prefira sites e lojas reconhecidos
  • Verifique selos de segurança e avaliações do e-commerce
  • Evite clicar em links recebidos por SMS ou WhatsApp
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado
  • Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a senha
  • Nunca forneça senhas por telefone ou em formulários desconhecidos
  • Ative autenticação em duas etapas em aplicativos financeiros

Além disso, sempre dê preferência a fazer suas compras online usando um cartão virtual, que pode ser criado rapidamente no aplicativo do banco em que você tem conta. Assim, ao inseri-lo nas lojas, você não corre o risco de divulgar os dados do cartão físico.

O que fazer se cair em um golpe?

Caso perceba que foi vítima de uma fraude, as orientações são:

  • Notifique imediatamente o banco pelos canais oficiais
  • Registre um boletim de ocorrência na delegacia ou online
  • Comunique à operadora do cartão de crédito
  • Bloqueie ou cancele o cartão usado na transação

Confira: Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Entenda 

Manter a atenção redobrada e seguir essas orientações pode evitar grandes prejuízos em uma data que deveria ser só de celebração.

Quer receber mais dicas de segurança e atualizações sobre seus direitos?

Receba notícias em primeira mão


Selecione um ou mais assuntos de interesse:






Ao clicar em ‘Quero receber notícias’, declaro que conheço a Política de Privacidade da meutudo e autorizo a utilização das minhas informações para receber e-mails e notificações.

Carregando…

para receber os nossos alertas de proteção e notícias importantes diretamente no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.