Gears of War: franquia icônica do Xbox chega ao PlayStation

A franquia Gears of War, uma das mais conhecidas do Xbox, fará a sua estreia no PlayStation. A Microsoft anunciou nesta semana o lançamento do Gears of War Reloaded, novo remaster do primeiro jogo da série. O game será disponibilizado para o PlayStation 5, Xbox Series S/X, Xbox Cloud Gaming, Game Pass, Steam e PC Game Pass no dia 26 de agosto de 2025.

O Tecnoblog entrou em contato com a Microsoft para saber o preço da nova edição de Gears of War Reloaded. A empresa ainda não revelou o valor do jogo. Em seu site oficial, a Xbox explica que jogadores que compraram o Gears of War: Ultimate Edition antes das 13h do dia 5 de maio de 2025 ganharão gratuitamente o upgrade para o GoW Reloaded.

Quais são as novidades do Gears of War Reloaded?

Entre as novidades do Gears of War Reloaded estão:

  • Resolução 4K
  • 60 fps no modo campanha
  • 120 fps no multiplayer
  • Suporte para HDR, Dolby Vision e Dolby Atmos
  • Multiplayer multiplataforma — possível jogar mesmo em consoles diferentes, como estar no Xbox e entrar em uma partida com um jogador no PlayStation ou PC.

Esta última novidade é a mais interessante do novo remaster. Ela também tira o maior proveito da estreia do Gears of War no PlayStation. Afinal, com o multiplayer multiplataforma (também chamado de crossplay) você amplia o número de jogadores disponíveis para uma partida online (fica a sugestão, FromSoftware).

Não será necessário ter uma conta Microsoft para jogar o multiplayer do Gears of War. Contudo, como destaca a big tech, estar logado nessa conta habilita o progresso na campanha e no multiplayer.

Gears of War no PlayStation marca nova era da Microsoft

A estreia do Gears of War no PlayStation, rival do Xbox, representa a nova era da Microsoft no mercado de games. A big tech está ampliando seu investimento nos jogos, deixando os consoles de lado — ela até assumiu que o Xbox perdeu essa briga.

Nos últimos anos ela adquiriu a ZeniMax Media e Activision Blizzard, o que a transformou na terceira maior empresa de games no quesito receita. Com Gears of War no PlayStation 5, a Microsoft tem mais um console para servir de fonte de dinheiro. Não apenas com vendas do game, mas com possíveis microtransações no multiplayer.

Outro benefício de quebrar a exclusividade de uma franquia é pressionar a Sony a fazer o mesmo. Pegando uma fala do CEO da Meta, o mundo está favorecendo projetos abertos. Assim, a Microsoft se posiciona como uma companhia mais moderna, deixando a Sony como a vilã que não pensa nos jogadores.

Enquanto alguns gamers seguem na (infantil) briga de consoles, boa parte do público apenas quer se divertir com seus amigos — independentemente da plataforma na qual o jogo está rodando.

Com informações de Xbox e PlayStation

Gears of War: franquia icônica do Xbox chega ao PlayStation

Adicionar aos favoritos o Link permanente.