Facilidade: Pará unifica mais de 400 serviços digitais em site

Após já disponibilizar diversos serviços de forma online para garantir a praticidade e agilidade em burocracias rotineiras, o Governo do Pará acaba de consolidar um novo modelo de atendimento ao cidadão.O portal Pará Digital centraliza 428 serviços públicos em um único ambiente online, dos quais 100 funcionam de forma totalmente digital e 33 operam de maneira parcialmente digitalizada, em áreas essenciais como saúde, segurança, educação, meio ambiente e cidadania.Leia tambémAvenida Liberdade mudará rotina da Grande Belém – veja o que muda no trânsitoEscolas, viaduto, clínica e mais: as obras entregues em abrilA Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa), responsável pela infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de sistemas, afirma que os benefícios da digitalização ultrapassam a simples modernização administrativa.Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!”Observo diariamente o impacto positivo que nossas soluções digitais causam na vida das pessoas e na eficiência do Governo do Pará. Facilitamos o acesso a serviços públicos de forma simples, rápida e sem burocracia, até mesmo sem a necessidade de sair de casa”, declara o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Domingos Santos.Jucepa e Detran lideram transformação digitalA Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) se destaca entre os órgãos que mais avançaram na transformação digital. Desde 2020, a autarquia oferece atendimento 100% digital para abertura, alteração e baixa de empresas por meio da plataforma Redesim. Todos os documentos recebem assinatura eletrônica, com total validade jurídica.O presidente do órgão, Filipe Meireles, destaca que a digitalização representa um avanço administrativo significativo.”Foi uma conquista que posicionou o Estado na vanguarda da modernização e fortaleceu o ambiente de negócios, com mais eficiência, transparência e acessibilidade para todos os empreendedores paraenses”, afirma.O contador Eduardo Santos, usuário do sistema digital da Jucepa, confirma a eficácia do serviço: “Vai além da qualidade; busca sempre a excelência. Além de facilitar, foi ágil e muito prático. Claro que gostaria que continuasse.”O Departamento de Trânsito (Detran) também se destaca com diversos serviços exclusivamente virtuais, como:Registro de acidentes sem vítimas (Sisdat);Defesa e recurso de infração;Leilões de veículos;CRLV e CNH digitais;Parcelamento de débitos;Agendamento e consulta de infraçõesSão mais de 15 procedimentos que o cidadão pode realizar remotamente, sem necessidade de comparecimento presencial às unidades do órgão.Secretaria da Fazenda amplia atendimento digitalA Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) intensificou o uso de recursos digitais e registrou 13.400 atendimentos via portal no primeiro trimestre deste ano. A secretaria oferece 86 serviços online, parte deles acessíveis por meio de login do e-Gov ou certificado digital.O atendimento remoto se tornou um diferencial, com suporte por múltiplos canais: telefone, e-mail, chat, videochamada e mensagem instantânea. Para acessar os serviços virtuais, os cidadãos devem visitar o site www.sefa.pa.gov.br ou contatar o call center 0800.725.5533, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.Inovações que transformaram serviços públicosEntre os principais sistemas desenvolvidos pela Prodepa para beneficiar a população paraense estão:Delegacia Virtual: permite o registro de boletins de ocorrência sem deslocamento;Carteiras da Artran: emissão digital para transporte intermunicipal;SIV Mulher: sistema integrado para atendimento a vítimas de violência de gênero;Cadastro para Cirurgias Bariátricas: acompanhamento digital na área de saúde pública;Sisp: integra as forças de segurança pública estaduais;Alerta Celular: sistema de bloqueio para aparelhos roubados;Transparência Pará: disponibiliza dados sobre gastos e ações governamentais;Sispatri: facilita a declaração de bens por servidores públicos.”A gestão pública se torna mais ágil e transparente, aproxima o cidadão do Estado, economiza tempo e leva inclusão digital a todos os cantos do Pará. Construímos um futuro mais conectado e humano”, conclui Domingos Santos, da Prodepa.
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