Cabo Gilberto diz que Censo 2022 foi comprometido e não deveria ser usado para revisar número de parlamentares da Câmara federal

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de redistribuir as vagas da Câmara dos Deputados de forma proporcional à população brasileira medida pelo último Censo. O novo cálculo populacional ocorreu em 2022, quando o país ainda sofria fortemente os efeitos da pandemia.

  • Projeto que aumenta número de deputados federais não afeta bancada paraibana, que permanece com 12 parlamentares

“Aceitaram a argumentação da Suprema Corte de reduzir a bancada da Paraíba em dois deputados. Tem outros estados que serão reduzidos também, mas eu vou aqui na Paraíba. Não dá para mudar com base no senso de 2022, que foi totalmente comprometido”, argumentou.

Censo Demográfico de 2022

O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, apresentou alguns desafios e atrasos. Inicialmente previsto para 2020, foi adiado devido à pandemia e realizado em 2022, após determinação do STF. 

A coleta de dados começou em 1º de agosto de 2022 e, inicialmente, estava prevista para terminar em outubro, mas foi prorrogada para o início de dezembro. Aconteceram dois adiamentos do Censo, em 2020 e 2021.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.