Vendas de motos crescem no Brasil; Honda CG 160 lidera ranking nacional com 143 mil unidades vendidas

O movimento de vendas de motocicletas no Brasil manteve sua trajetória ascendente nos quatro primeiros meses de 2025. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que foram emplacadas mais de 656 mil unidades de janeiro a abril, o que representa um crescimento de quase 9% em comparação ao mesmo período de 2024. Essa alta reforça o papel das motos como meio de transporte cada vez mais presente na mobilidade urbana e no cotidiano da população brasileira.

Pontos Principais:

  • Vendas de motos cresceram 8,96% até abril de 2025.
  • Honda CG 160 é a moto mais emplacada no Brasil em 2025.
  • Mottu Sport 110i e YBR 150 ganham espaço no ranking.
  • Motos elétricas crescem 81%, mas ainda têm baixa adesão.

A liderança do setor segue com a Honda CG 160, que ocupa o topo do ranking desde sua estreia, nos anos 1970. Mesmo diante de novos modelos e marcas que disputam espaço no mercado, a CG 160 registrou os maiores volumes de emplacamento no acumulado do ano e também no mês de abril, reafirmando sua presença entre os consumidores. O desempenho das vendas tem sido impulsionado, segundo especialistas, pelo crescimento dos serviços de entrega e pela busca das famílias por um segundo veículo de menor custo.

O mercado brasileiro de motocicletas cresceu quase 9% até abril, com mais de 656 mil emplacamentos. Abril foi o mês com o melhor desempenho do ano, com mais de 180 mil unidades.
O mercado brasileiro de motocicletas cresceu quase 9% até abril, com mais de 656 mil emplacamentos. Abril foi o mês com o melhor desempenho do ano, com mais de 180 mil unidades.

As opções de pagamento também ajudam a explicar o volume de negócios. Segundo a Fenabrave, cerca de um terço das vendas de motocicletas até 300 cilindradas são feitas por meio de consórcio, enquanto outra parcela semelhante ocorre com pagamentos à vista. Essa combinação, aliada à maior oferta de modelos de baixa cilindrada, responde por 80% do mercado atual de motos novas no Brasil.

Desempenho do mercado até abril

A Honda CG 160 se mantém como a moto mais vendida do país, com mais de 143 mil unidades no ano. Modelos como a Biz, Pop 110i e a NXR 160 Bros também estão entre os mais vendidos.
A Honda CG 160 se mantém como a moto mais vendida do país, com mais de 143 mil unidades no ano. Modelos como a Biz, Pop 110i e a NXR 160 Bros também estão entre os mais vendidos.

Entre janeiro e abril de 2025, o volume de emplacamentos somou 656.600 unidades, um salto de 8,96% frente ao mesmo intervalo do ano anterior, quando foram vendidos 602.592 exemplares. O mês de abril foi o melhor do quadrimestre, com 182.676 registros, número 10% superior ao de março.

No ranking geral de vendas acumuladas, a Honda CG 160 aparece com 143.235 unidades. A seguir vêm a Honda Biz com 84.983 e a Pop 110i com 72.904. Modelos como NXR 160 Bros, Mottu Sport 110i e CB300F também figuram entre os mais procurados. Vale destacar o crescimento da Mottu Sport 110i, que ultrapassou a CB300F e ocupa agora a quinta colocação entre as mais vendidas no ano.

O avanço de alguns modelos reflete mudanças no comportamento de consumo e nas preferências por alternativas mais acessíveis. A Yamaha YBR 150, por exemplo, ganhou espaço e superou a scooter Honda PCX 160, alcançando a sétima posição no ranking de vendas.

  • Honda CG 160 lidera com mais de 143 mil unidades em 2025
  • Mottu Sport 110i sobe e supera CB300F no ranking
  • YBR 150 ultrapassa Honda PCX 160 nas vendas

Mudanças no mercado e disputa entre modelos

A Yamaha XTZ 250 perdeu espaço para a Honda Sahara 300, que subiu no ranking e aparece entre as mais vendidas. A Mottu 110i também avançou e superou a CB 300F.
A Yamaha XTZ 250 perdeu espaço para a Honda Sahara 300, que subiu no ranking e aparece entre as mais vendidas. A Mottu 110i também avançou e superou a CB 300F.

O relatório da Fenabrave indica alterações na preferência dos consumidores entre as motos do segmento trail. A Yamaha XTZ 250, antes à frente, foi ultrapassada pela Honda Sahara 300, ainda identificada pelo nome XRE 300 nos dados oficiais, mesmo após sua substituição em 2024. A Sahara ocupa agora a nona colocação geral, enquanto a XTZ 250 aparece em décimo lugar.

No recorte apenas de abril, os números também reforçam a hegemonia da CG 160, com 39.020 emplacamentos. A Biz registrou 21.367 unidades e a Pop 110i, 19.841. Modelos como a Bros, a Mottu Sport e a CB 300F Twister mantiveram boa performance. A Shineray XY 125 também aparece entre os dez mais vendidos do mês, evidenciando a presença crescente das marcas chinesas em faixas de entrada.

A movimentação nas posições indica que o mercado de motos está em constante reconfiguração, com algumas marcas consolidadas mantendo seu espaço e outras novas buscando se destacar em nichos específicos, como o de entregas ou de transporte urbano de curta distância.

  • Shineray XY 125 entra no top 10 de abril
  • Honda Sahara supera Yamaha XTZ 250 em vendas acumuladas
  • Modelos de baixa cilindrada dominam o mercado nacional

Vendas de motos elétricas no Brasil

Apesar da expansão dos veículos elétricos em outras categorias, as motos eletrificadas ainda enfrentam dificuldades para ganhar participação significativa no mercado brasileiro. Nos primeiros quatro meses de 2025, foram emplacadas 4.021 unidades, o que corresponde a apenas 0,61% do total de vendas do setor.

Mesmo com baixa penetração, o segmento cresceu 81,86% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia registrado 2.211 unidades. A evolução demonstra um ritmo de crescimento acelerado, embora em números absolutos ainda discretos. Abril, no entanto, representou uma queda brusca: foram apenas 569 motos elétricas emplacadas, contra 1.144 em março, o que representa retração de mais de 50%.

A lenta adoção das motos elétricas pode ser explicada por fatores como infraestrutura de recarga limitada, custo inicial mais elevado e menor confiança do consumidor no pós-venda e manutenção desses modelos.

  • Somente 0,61% das vendas em 2025 foram de motos elétricas
  • Setor cresceu 81,86% em um ano, mas com base reduzida
  • Abril teve retração de 50% nas vendas frente a março

Participação de mercado por marcas

A Honda lidera com 68% das vendas, seguida pela Yamaha com 14%. Marcas como Shineray, Mottu e Royal Enfield ampliam presença no mercado em faixas específicas de público.
A Honda lidera com 68% das vendas, seguida pela Yamaha com 14%. Marcas como Shineray, Mottu e Royal Enfield ampliam presença no mercado em faixas específicas de público.

A distribuição de vendas por montadora mostra a concentração do setor. A Honda segue na liderança com ampla margem, respondendo por 68,03% do mercado brasileiro de motos até abril. A Yamaha vem em seguida, com 14,46%. Marcas como Shineray, Mottu, Avelloz e Royal Enfield também figuram entre as mais vendidas.

Essas marcas têm ganhado espaço ao apostar em modelos acessíveis ou especializados para entregas urbanas. A Mottu, por exemplo, focada no público de entregadores, conquistou 3,59% de participação. Já a Avelloz e a Royal Enfield, embora com índices menores, registram crescimento constante.

O mercado de motocicletas segue sendo estratégico tanto para as grandes fabricantes quanto para empresas menores com propostas de nicho, que buscam atrair públicos específicos com ofertas personalizadas.

  • Honda domina o setor com mais de 68% de participação
  • Yamaha mantém vice-liderança com 14,46%
  • Marcas como Mottu e Shineray ganham espaço em faixas específicas

Perspectivas para o restante do ano

Com consórcios e vendas à vista impulsionando o setor, o mercado de motos deve seguir em alta em 2025, com expectativa de mais lançamentos e avanço das marcas emergentes.
Com consórcios e vendas à vista impulsionando o setor, o mercado de motos deve seguir em alta em 2025, com expectativa de mais lançamentos e avanço das marcas emergentes.

Com o crescimento nas vendas sustentado por fatores como o consórcio e a aquisição à vista, a expectativa do setor é de continuidade da alta ao longo de 2025. A demanda vinda dos serviços de entrega e a busca por alternativas econômicas de transporte devem seguir impulsionando os emplacamentos.

A performance de novos modelos também será observada com atenção, especialmente entre os produtos recém-lançados ou reestilizados, como a Royal Enfield Himalayan 450, que estreia com motor de 40 cavalos e já atrai olhares no segmento das trails médias.

O comportamento do consumidor frente às alternativas elétricas continuará sendo um termômetro para os próximos meses. O aumento de vendas no segmento ainda é modesto, mas segue em crescimento percentual, o que pode gerar novos investimentos e estratégias das fabricantes.

Fonte: Motociclismoonline, G1 e Mobilidade.

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