Talvane Sobreira alerta que problemas nos dentes podem afetar coração, fala sobre casos marcantes e aconselha profissionais

O cirurgião dentista Talvane Sobreira explicou que a prevenção e tratamento odontológico são fundamentais para a saúde, além da estética. Em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, do ClickPB, Talvane Sobreira comentou que “às vezes você é diabético e não sabe, você é cardiopata e não sabe por conta de problemas dentários”.

Para Talvane Sobreira, consultar um dentista com regularidade é essencial para que a saúde esteja em dia e fique cada vez melhor. A recomendação é de que a consulta odontológica seja renovada a cada seis meses.

Talvane Sobreira alertou que os problemas dentários sem tratamento adequado podem até mesmo se agravar e provocar graves danos, inclusive ao coração. “O coração, quando a pessoa tem algum tipo de prótese, uma válvula, alguma coisa, um stent, existe a possibilidade da infecção que está no dente migrar e se instalar naqueles nichos no coração. Chama-se endocardite bacteriana. Então é uma inflamação, uma infecção que dá no endocárdio, que é o coração”, explica o cirurgião dentista.

Nestes casos, é indicada uma prevenção através de medicamentos antibióticos, como explica o cirurgião dentista. “A pessoa geralmente, quando tem algum problema desse, ele já sabe que tem, já chega para gente dizendo o que ele tem e a gente vai solicitar aqueles exames para poder descobrir o que a gente pode saber mais a fundo”, detalha o dr. Talvane Sobreira.

De acordo com o cirurgião dentista, especialista em implantes, as pessoas costumam perder dentes “porque quando o dente se estraga, ele existe uma fase que ele dói, depois ele para de doer. Quando ele para de doer, ninguém procura mais o dentista. E aí aquele problema de saúde continua, persiste, mas ele não sabe que o organismo dele está sofrendo com aquilo”.

Carreira e casos marcantes

Ainda durante a entrevista a Clilson Júnior, do ClickPB, o dr. Talvane falou sobre alguns casos em que trabalhou e detalhou alguns problemas recorrentes com que se depara em consultório.

O cirurgião dentista ainda deixou alguns conselhos para os jovens que pretendem seguir carreira na odontologia, assim como ele. “Eu acho que o campo existe, existe e não vai ficar obsoleto nunca, porque como dizia um professor meu, todo mundo tem boca, toda boca tem dente, toda hora falta um dente, toda hora dá um problema”, comentou Talvane Sobreira.

“Agora, o conselho que eu dou para quem tá querendo é que pelo menos tenha um pouquinho de consciência, porque nós estamos tratando de gente. Nós temos que ter respeito pelo nosso paciente, respeito pelo ser humano e de certa forma, dentro desse respeito, uma certa habilidade para que não faça besteira”, alertou o cirurgião dentista.

Paixão pelas artes

Além da habilidade na odontologia, o cirurgião dentista Talvane Sobreira também é apaixonado pelo universo das artes. Talvane comentou que gosta de trabalhar com diversos materiais, desde cerâmica, até pintura, passando por modelagens em metal e plástico. “Eu tenho até um lugarzinho lá em casa onde a gente mexe com cada coisa. Cada coisa é uma coisa”, comentou em entrevista no 20 minutos com Clilson Júnior.

Confira a entrevista completa do 20 minutos com Clilson Júnior em nosso canal do Youtube e nas redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.