Presidente da Câmara dos EUA diz que “Golfo da América” será oficial

O presidente da Casa dos Representantes dos EUA –equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil–, Mike Johnson (Partido Republicano), disse em uma publicação no X (ex-Twitter) que o nome “Golfo da América” para se referir ao “Golfo do México” será oficial.

Na postagem, o líder republicano afirmou que a Casa Baixa do Legislativo norte-americano votará a mudança de nome “nesta semana”, mas não deu a data exata.

O nome “Golfo da América” passou a ser utilizado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) em janeiro, antes mesmo da posse presidencial. Quando assumiu o governo, o republicano assinou um decreto para que órgãos do Executivo utilizassem o nome em vez de “Golfo do México”.

A mudança entrou em vigor em 10 de fevereiro, quando sites da Presidência norte-americana começaram a se referir à região com o novo nome. O novo termo para se referir à região da fronteira marítima com México e Cuba já é estabelecido em mapas e aplicativos de GPS como “Google Maps”.

Caso aprovada pela Câmara, a mudança de nome será oficializada fora do Executivo e das ações do presidente. O termo poderá ser implementado mais facilmente em documentos oficiais e comunicados de outros órgãos federais.

NOVO PROJETO DE LEI

Além da votação para oficializar o “Golfo da América”, a Câmara também deve pautar o “grande e lindo” projeto de lei prometido por Trump nesta semana.

Mike Johnson e outros congressistas republicanos disseram que a lei deve ser aprovada até o “Memorial Day”, feriado para homenagear militares que morreram em combate, em 26 de maio.

“Precisamos melhorar, reforçar e fortalecer o programa para que ele possa atender às pessoas que desesperadamente precisam e merecem”, disse Mike Johnson no Capitólio sobre os ajustes no projeto de lei.

Segundo o presidente Trump, o novo projeto terá “cortes abrangentes de impostos, fortes medidas de segurança nas fronteiras”, normas para ampliar ações militares e desregulamentação “drástica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.