Prefeito de Itajaí anuncia retorno da Festa do Peixe após dois anos

Imagem aérea mostra vista da Festa do Peixe de Itajaí lotada

Última edição da Festa do Peixe em Itajaí foi em 2022. – Foto: Prefeitura de Itajaí

A tradicional Festa do Peixe de Itajaí, marcada pela distribuição de toneladas do pescado para a população, deve retornar em 2025. Quem deu a notícia foi o prefeito Robison Coelho (PL), em vídeo postado na internet nesta terça-feira (6).

Ao lado da secretária de Desenvolvimento da cidade, Gabriela Kelm, o prefeito informou que a próxima edição da festa ocorrerá em junho. “Vem aí a Festa do Peixe, dia 28 de junho, no estacionamento da Marejada”, disse.

 

 

Itajaí ficou dois anos sem a Festa do Peixe

Em 2023, a festa foi cancelada em virtude da proibição da pesca industrial de tainha e redução da captura artesanal. Segundo a prefeitura, a medida teria inviabilizado a arrecadação do pescado distribuído gratuitamente à população durante a festa.

Já em 2024, outro cancelamento: desta vez, em solidariedade às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

O Município definiu que as mais de 10 toneladas de pescado arrecadadas para ser distribuído durante a festa fosse doado ao estado vizinho para auxiliar as famílias que perderam suas casas na enchente.

Imagem de prato de peixe e vinagrete

Festa distribui toneladas gratuitamente. – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução

Sobre a Festa do Peixe

O evento costuma ocorrer entre o fim de junho e início de julho, em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. A marca da festa é a distribuição de peixe, preparado e servido gratuitamente à população.

A Festa do Peixe é uma promoção do Município de Itajaí em parceria com o setor pesqueiro, representado pelo Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) e Sitrapesca (Sindicato dos trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.