Massa de esfirra perfeita e macia: veja o que eu coloco na massa para ficar assim

massa de esfirra perfeita

massa de esfirra perfeita
Massa de esfirra perfeita

Sim, a massa de esfirra perfeita existe, e você vai aprender a fazê-la com esta receita espetacular do Canal Cozinhando com a Ly! Essa massa é econômica, macia e super saborosa, e, de quebra, você ainda aprenderá a fazer um recheio de frango cremoso divino, tudo com facilidade, para um ótimo resultado! Faça e arrase!

Como fazer massa de esfirra perfeita

Para a massa de esfirra perfeita, com um preparo fácil, numa bacia, adicione: o leite morno, a água morna e o fermento biológico seco, mexendo com uma espátula para a completa dissolução do fermento. Junte o óleo, o açúcar e o sal, mexendo mais uma vez. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo, mexendo a cada acréscimo. A massa estando consistente, transfira-a para uma superfície plana, ligeiramente enfarinhada e coloque devagar o que sobrou da farinha, sovando a massa por, no mínimo, 3 minutinhos, até a massa ficar lisa, soltando das mãos e da superfície. Finalize a receita seguindo as orientações. Sirva e deguste essa delícia!

Ingredientes da receita de massa de esfirra perfeita

Para a massa

  • 150ml de leite morno
  • 150ml de água morna
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
  • 500 g de farinha de trigo sem fermento
  • 90ml de óleo (meio copo americano)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar 
  • 1 colher (sobremesa) de sal 

Para o recheio

  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 gema de ovo misturada com 2 colheres (sopa) de leite (para pincelar)
  • 600 g de frango cozido com água e sal e desfiado
  • ½  sachê de molho pronto de tomate (150 g)
  • ½ cebola média picadinha
  • 3 dentes de alho triturados
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso
  • 1 colher (café) de pimenta-do-reino
  • 50 g de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
  • 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo
  • uma bisnaga de requeijão 

Modo de preparo

Da massa / finalização

  1. Em uma tigela espaçosa, coloque: 150ml de leite morno, 150ml de água morna e 1 sachê de fermento biológico seco, misturando com uma espátula para dissolver bem.
  2. Acrescente 90ml de óleo, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de sal, dando mais uma misturada.
  3. Vá juntando, gradualmente, a farinha de trigo sem fermento, misturando a cada adição.
  4. Com a massa já firme, passe-a para uma bancada limpa e seca, levemente polvilhada com farinha, vá acrescentando o que restou da farinha e sove a massa por, pelo menos, 3 minutos, até a massa ficar lisinha, desgrudando das mãos e da bancada. Se tiver uma batedeira planetária, pode utilizar.
  5. Faça uma bola com a massa e volte-a para a tigela, untada com um fiozinho de óleo.
  6. Cubra a tigela com um plástico-filme, seguido de um guardanapo limpo e deixe descansar por cerca de 40 minutos. Enquanto isso, faça o recheio de frango.
  7. Com o recheio pronto e esfriando e a massa crescida, polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e divida-a em 20 partes iguais, fazendo bolinhas. Se tiver uma balança culinária, pese, deixando cada porção com 43 g cada, ou se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho.
  8. Tenha disponíveis na bancada: as bolinhas de massa, o recheio de frango já frio, uma bisnaga de requeijão e uma forma retangular espaçosa, já untada e enfarinhada.
  9. Abra uma bolinha de massa na bancada enfarinhada com o auxílio de um rolo, formando um círculo de espessura fina, adicione um pouco de requeijão de bisnaga, seguido de recheio de frango.
  10. Para modelar e fechar, traga dois lados da massa ao meio, fazendo uma pontinha e apertando para colar. Traga a outra parte da massa que sobrou e grude-a também, dando o formato triangular característico da esfirra, fechando bem. Se achar que a massa está um pouco ressecada, umedeça as bordas com um pouquinho de água.
  11.  Disponha o salgado na forma untada e enfarinhada com o lado lisinho voltado para cima. Repita o processo para modelar todas as esfirras, podendo utilizar mais uma forma.
  12. Cubra as formas com um guardanapo limpo e deixe crescer por uns 40 minutos.
  13. Após esse tempo, misture 1 gema de ovo com 2 colheres (sopa) de leite e pincele as esfirras delicadamente.
  14. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C, por uns 25 minutos ou até estarem douradinhas.
  15. Retire, deixe amornar, sirva e delicie-se com sua fantástica esfirra, feita com essa massa de esfirra perfeita!

Do recheio de frango

  1. Aqueça uma panela no fogo e junte 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo, ½ cebola média picadinha e 3 dentes de alho triturados, mexendo e refogando.
  2. Inclua ½  sachê de molho pronto de tomate, 1 colher (café) de sal, 1 colher (café) de pimenta-do-reino e 600 g de frango cozido com água e sal e desfiado, misturando tudo.
  3. Acrescente 50 g de azeitonas verdes sem caroço fatiadas, 2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão cremoso e cheiro-verde picado a gosto, misturando bem para obter um recheio cremoso.
  4. Desligue o fogo e aguarde esfriar.

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.