Líder do Governo aciona Lula para destravar indicações a agências

Jaques Wagner (PT-BA), o líder do Governo no Senado, se reuniu na 2ª feira (5.mai.2025) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pedir ajuda na articulação das indicações a agências reguladoras.

“Falei para o presidente: ele precisa entrar em campo e conversar com as duas bandas. Ele sabe. Vai conversar com quem tem que conversar”, afirmou Wagner nesta 3ª feira (6.mai).

As sabatinas estão travadas por um impasse entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). 

O líder da Casa Alta quer trocar o ministro de Minas e Energia. Está trabalhando para barrar as indicações de Silveira à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Wagner disse que cabe ao presidente do Senado destravar os nomes que já estão acordados. “Tem acordo em quase todos. 80%, 90% estão resolvidos”, declarou. 

REVISÃO DE NOMES

Há a previsão de que algumas indicações sejam revistas. São estas:

  • ANP – o nome de Pietro Adamo para uma diretoria da agência aguarda votação na Comissão de Infraestrutura;
  • Aneel –  o nome segue indefinido e não foi enviado ao Senado pelo governo.

WADIH DAMOUS

O indicado para a presidência da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Wadih Damous, procurou Wagner nesta 3ª feira (6.mai). 

Jaques Wagner afirmou que o nome dele não deve ser revisto. Diz que os planos de saúde estão “fazendo carga” contra ele. 

Para ser aprovado, Damous precisa ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, comandada pelo aliado do governo Marcelo Castro (MDB-PI). 

A oposição ao governo se organiza para barrar a indicação.

ALCOLUMBRE X SILVEIRA

A rixa entre Alcolumbre e Silveira tem conexão com um dos mais próximos aliados do presidente do Senado: Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Alcolumbre e Pacheco são amigos –de trocar presentes e confidências. Já Pacheco e Silveira são adversários em Minas e no PSD. Alcolumbre toma as dores do amigo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.