Deputada pede ao STF afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

A deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Segundo o Globo Esporte, o documento foi protocolado na noite de 2ª feira (5.mai.2025).

A congressista sustenta que um acordo que garantiu no início do ano a permanência de Rodrigues no comando da CBF, encerrando uma disputa jurídica sobre o comando da entidade, tem uma assinatura falsa do ex-presidente da confederação Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes.

Um laudo pericial anexado à petição diz que Coronel Nunes não tinha condições físicas nem cognitivas de assinar o acordo. A análise foi feita pela perita Jacqueline Tirotti, contratada pelo vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias (Podemos).

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso no STF, analisará o pedido. Foi ele quem homologou, em fevereiro, o acordo que validou a eleição de Rodrigues em 2022 e encerrou a ação sobre o processo eleitoral da CBF. Rodrigues foi reeleito em março para um mandato que vai até 2030.

A petição da deputada cita o artigo 168 do Código Civil, que permite anular atos jurídicos quando há vício de consentimento. O pedido de afastamento surge em meio a críticas à atual gestão. A seleção brasileira ainda está sem técnico desde a demissão de Dorival Júnior, em 28 de março. A CBF disse ao Poder360 que, “por ora”, não irá se manifestar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.