Copom inicia reunião com expectativa de nova alta na Selic

A taxa básica de juros do país, a Selic, pode passar por nova alteração nesta semana. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou hoje, em Brasília, mais uma reunião que definirá os rumos da economia brasileira.

O encontro, realizado a cada 45 dias, reúne diretores do BC para analisar indicadores econômicos, como inflação e câmbio, e tomar decisões que impactam diretamente o bolso dos brasileiros.

A expectativa do mercado é de mais um aumento na taxa, que pode atingir o maior patamar desde 2006. Confira a seguir o que está em jogo nessa nova decisão.

Reunião do Copom começa hoje com expectativa de nova alta na Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (6) sua reunião bimestral para definir a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.

A expectativa do mercado é de que o comitê eleve a taxa em 0,5 ponto percentual, passando de 14,25% para 14,75% ao ano, o maior patamar desde 2006.

A decisão será anunciada na quarta-feira (7), após o fechamento dos mercados. O aumento visa conter a inflação, que, apesar de ter desacelerado em abril, ainda permanece acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Inflação desacelera, mas segue pressionada

A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, registrou alta de 0,43% em abril, abaixo dos 0,64% observados em março. No acumulado de 12 meses, o índice alcançou 5,49%, superando o teto da meta de 4,5% estabelecida pelo CMN. 

Confira: Calculadora de inflação: como seu poder de compra é afetado? 

Os principais vilões da inflação continuam sendo os alimentos, com destaque para o tomate, que teve alta de 32,67%, e o café moído, com aumento de 6,73%. Itens de saúde e cuidados pessoais também pressionaram o índice, com elevação de 0,96% no mês.

Expectativas para a Selic nos próximos meses

Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a projeção é de que a Selic encerre 2025 em 14,75% ao ano.

Há expectativa de mais uma elevação de 0,25 ponto percentual em junho, seguida por uma possível redução de 0,25 ponto em dezembro, mantendo a taxa no patamar atual até o fim do ano.

Analistas ressaltam que o cenário internacional e as políticas econômicas domésticas serão determinantes para as próximas decisões do Copom.

A inflação de serviços, que responde mais lentamente às alterações na Selic, continua sendo uma preocupação para o Banco Central.

Impactos da alta da Selic na economia

O aumento da taxa Selic encarece o crédito, desestimulando o consumo e, consequentemente, ajudando a conter a inflação. Por outro lado, juros mais altos podem frear o crescimento econômico e aumentar o desemprego.

Leia também: Tipos de fonte de renda e como fazer renda extra: 30 opções 

Investidores e consumidores devem ficar atentos às decisões do Copom, pois elas influenciam diretamente as taxas de financiamento, empréstimos e investimentos.

A próxima reunião do comitê está prevista para junho, quando novas avaliações sobre a economia serão feitas.

Para continuar recebendo atualizações sobre a economia e as decisões do Copom,

Receba notícias em primeira mão


Selecione um ou mais assuntos de interesse:






Ao clicar em ‘Quero receber notícias’, declaro que conheço a Política de Privacidade da meutudo e autorizo a utilização das minhas informações para receber e-mails e notificações.

Carregando…

e fique por dentro das principais notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.