Planta do norte da Itália  pode causar cegueira e queimaduras

Panace de Mantegazza pode provocar queimaduras e cegueiraInternet

A região da Lombardia, que tem como capital Milão (Itália), emitiu um alerta para a população sobre os riscos do contato com a planta exótica invasora conhecida como “panace de Mantegazza“, originária do Cáucaso – região que marca a fronteira entre a Europa e a Ásia.

A planta representa riscos graves à saúde. O contato com sua seiva gera sensibilidade à luz, podendo causar inflamações severas e queimaduras com bolhas, exigindo em alguns casos atendimento hospitalar. Seiva nos olhos pode resultar em cegueira temporária ou, em situações extremas, permanente. A toxidade da substância na seiva permanece mesmo horas após o contato, deixando com roupas contaminadas. Caso ocorra contato com a planta, a recomendação é lavar imediatamente a área afetada com água e sabão e evitar exposição ao sol por pelo menos 48 horas. Se surgirem sintomas de intoxicação, é aconselhável buscar atendimento médico.

O aviso foi divulgado nas redes sociais da administração local na última semana, acompanhado de fotos da planta para ajudar no reconhecimento e orientações importantes sobre os perigos e os locais onde ela é mais comum. “Já viu esta planta? É a panace de Mantegazza, originária do Cáucaso, com altura entre 3 e 5 metros e grandes inflorescências brancas. Se encontrá-la, não toque! O contato com a seiva pode provocar dolorosas erupções na pele”, diz a nota.

Panace de Mantegazza pode provocar queimaduras e cegueiraWikimedia

Segundo o documento, a planta é encontrada na Lombardia, principalmente ao longo de cursos d’água, em áreas próximas a florestas e terrenos abandonados. Com nome científico “Heracleum mantegazzianum”, a panace de Mantegazza é uma planta herbácea de grandes dimensões e de crescimento rápido. Seu caule, robusto, pode atingir entre 5 e 10 centímetros de diâmetro na base e altura entre 2 e 5 metros — em casos raros, até 7 metros —, apresentando manchas avermelhadas visíveis também nas hastes das folhas.

Entre as características mais marcantes estão as folhas polilobadas, que podem medir de 1 a 3 metros e ter 3, 5 ou 7 segmentos, e as flores brancas ou verde-amareladas agrupadas em inflorescências em forma de guarda-chuva, que chegam a 50 centímetros de diâmetro. A floração acontece no verão, de junho a agosto. Os frutos, recobertos por pelos, medem de 10 a 14 milímetros de comprimento e de 6 a 8 milímetros de largura.

Panace di Mantegazza pode provocar queimaduras na peleXtreme adventure/ Reprodução

Classificada como espécie exótica invasora, a panace de Mantegazza é alvo de campanhas de erradicação em vários países europeus, onde sua disseminação está fora de controle, como na Escandinávia, Alemanha, Bélgica, Suíça e Reino Unido.

Na Itália, é encontrada principalmente em Piemonte, Vale de Aosta, Ligúria e Lombardia, especialmente nas províncias de Bérgamo, Bréscia e Sondrio, próximo a rios, lagos, margens de bosques, estradas e áreas abandonadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.