Elon Musk terá sua própria cidade em Starbase, no Texas

Moradores do sul do Texas deram uma vitória significativa a Elon Musk ao aprovarem, com ampla maioria, a criação da cidade independente de Starbase. Segundo dados divulgados pelo site eleitoral do condado, a proposta de incorporação foi aprovada por 212 votos contra 6, refletindo o forte apoio da pequena comunidade situada próxima à base de lançamentos da SpaceX.

Os 283 moradores de Boca Chica Village, uma área não incorporada do Condado de Cameron conhecida como Starbase e sede da SpaceX, votaram no sábado (3.mai.2025). Apenas 143 votos eram necessários para a medida ser aprovada.

O vice-presidente de Operações de Teste e Lançamento da SpaceX no Texas, Bobby Peden, é o único candidato a prefeito. O engenheiro de 36 anos trabalha na empresa de Musk desde 2013. A área perto da praia de Boca Chica é quase totalmente de propriedade da SpaceX, que opera em um pequeno pedaço de terra perto da fronteira mexicana desde 2012.

Musk comemorou a votação em uma publicação no X, no sábado à noite: “Starbase, Texas, agora é uma cidade de verdade!”, escreveu ele. Logo após a votação, uma conta no X para a nova cidade foi criada.

“Tornar-se uma cidade nos ajudará a continuar construindo a melhor comunidade possível para os homens e mulheres que constroem o futuro do lugar da humanidade no espaço”, diz a 1º publicação do perfil, que foi repostada pela conta oficial da SpaceX.

Nos últimos 7 anos, a SpaceX remodelou completamente a região de Boca Chica, que antes era uma tranquila comunidade de aposentados. O local se tornou um centro estratégico para o desenvolvimento da Starship –o foguete que Elon Musk planeja usar em seu plano de colonizar Marte.

Defensores ambientais, como a South Texas Environmental Justice Network, alertaram sobre os danos ao ecossistema. “A SpaceX, sob a liderança de Elon Musk, está contribuindo para a destruição ambiental: poluindo fontes de água, queimando mais de sessenta acres de habitat e colocando a vida selvagem em perigo com seus lançamentos de foguetes”, disse a organização em uma declaração recente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.