De olho na exportação de carne suína, Fictor Alimentos compra Mellore

carne suína

A Fictor Alimentos (FICT3) deu um passo importante na consolidação de sua estratégia de crescimento inorgânico ao adquirir a unidade produtiva da Mellore Alimentos. A transação movimentou R$ 30,4 milhões. A planta, que opera sob inspeção federal (SIF) desde 2015, possui autorização para processar bovinos e suínos, mas atualmente dedica 100% de sua capacidade à carne suína — segmento que a Fictor enxerga como promissor para exportações.

A operação marca a primeira aquisição da Fictor desde sua estreia na B3, há pouco mais de quatro meses, via IPO reverso. A proposta foi aprovada nesta semana pelo administrador judicial responsável pela recuperação da Mellore, e depende ainda do cumprimento de condições resolutivas previstas no processo.

Com 8.969 m² de área construída em um terreno de 5,4 hectares, a unidade localizada em Betim (MG) tem capacidade de produzir 1.691 toneladas por mês de produtos acabados de origem animal. A aquisição foi formalizada em proposta fechada e ratificada pelo Conselho de Administração da Fictor no dia 29 de abril de 2025. “Esse movimento está alinhado com o plano estratégico da companhia de buscar ativos complementares e que tragam retorno financeiro acima do custo de capital”, afirma André Vasconcellos, diretor de Estratégia, Planejamento e Relações com Investidores da companhia.

O valor da transação será destinado ao pagamento de obrigações da empresa em recuperação judicial, incluindo créditos concursais e extraconcursais, honorários do administrador judicial e créditos tributários que ainda serão definidos. Parte do montante já foi antecipada por um veículo ligado a um dos controladores da Fictor.

Por se tratar da compra de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), a Fictor não herdará passivos ou dívidas da Mellore, conforme previsto na Lei nº 11.101/2005. A estrutura de pagamento será viabilizada por meio de um aumento de capital privado, com direito de preferência para os atuais acionistas.

A Fictor Alimentos surgiu com o objetivo de consolidar operações no setor de carne e proteína animal, atuando especialmente na aquisição de ativos estressados com capacidade de geração de caixa. A companhia pretende continuar explorando oportunidades de compra no mercado e ampliar sua presença nos canais de exportação, aproveitando a estrutura da nova planta adquirida.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

O post De olho na exportação de carne suína, Fictor Alimentos compra Mellore apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.